SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Itapecerica é a cidade que mais polui seus rios em todo Estado



A cidade do Estado que mais polui seus rios é Itapecerica da Serra, de acordo com relatório anual divulgado pela Cetesb, agência ambiental paulista. A Grande São Paulo no geral,teve desempenho ruim, Litoral e Mantiqueira também ficaram entre as regiões que mais sujam os rios.

No relatório, a avaliação é feita através de um índice (de 0 a dez) de eficiência do tratamento e coleta de todas as 22 unidades de gerenciamento de água no Estado.  Segundo levantamento da Cetesb, a média do Estado é 5,5 e da Grande São Paulo 4,9. Itapecerica ficou com 0,14  enquanto a capital tem índice 6,7.

A principal causa de poluição dos rios é o lançamento de esgotos domésticos sem tratamento, ou parcialmente tratados. “A redução da qualidade das águas dos rios, dos reservatórios, dos estuários e costeiras restringe seus usos e contribui para o aumento da ocorrência de doenças de veiculação hídrica, ou seja, causadas pelo contato ou pela ingestão de água contaminada”, alerta o relatório da agência.

Itapecerica, município com áreas de mananciais e de proteção ambiental só 10% do esgoto é coletado e apenas 57% tratado, e as águas de seus rios tem como destino o Tietê.

100% de esgoto tratado em 2020

A Sabesp, responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Itapecerica da Serra, renovou o contrato com a Prefeitura da cidade e prevê investimento de $ 258 milhões de investimentos em obras como a duplicação dos reservatórios Campestre e Itapecerica Centro e instalação de 28 km de redes e pretende atingir 100% de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto até 2020.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços de Itapecerica da Serra, até 2008 a cidade não tinha esgoto tratado e com a renovação do contrato com a Sabesp, o município pôde exigir um cronograma da companhia para acelerar a implantação da rede de esgoto. “Com auxílio e acompanhamento da Prefeitura, as obras iniciaram-se pela região central e atualmente estão em andamento nos bairros mais periféricos. Cerca de 46% da área urbana de Itapecerica da Serra já conta com sistema de coleta de esgoto, sendo que 18% das residências já realizaram a ligação. Até o final de 2013, 100% da área urbana do município deverá contar com rede de esgoto", diz nota oficial enviada pela Assessoria de Imprensa.

Fonte: jornal Gazeta SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário