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quinta-feira, 12 de abril de 2012
Reconhecimento e Recompensas
Reconhecimento
Reconhecimento esta ligado aos fatores motivacionais, levando assim a um estado de satisfação no trabalho, o que pode aumentar a produtividade, e o rendimento do colaborador.
A ligação entre o termo reconhecimento é motivação e visão. Reconhecimento é como uma bola, sempre tem dois lados, tudo funciona através de um ´´elo'' (pois, sempre estão ligados).
A Visão lado empresa
A visão lado empresa é essa:
A empresa que realmente se preocupa com seus colaboradores internos, investe neles e no que eles vão utilizar como colaboradores. Então essa visão se resume á dizer a própria pessoa que esta sendo reconhecida, que ela esta fazendo um bom trabalho que seu rendimento melhorou, falar sobre sua pontualidade, elogiar, falar pra sobre os outros cargos na empresa, qual o setor ou departamento que a pessoa gostaria de trabalhar, incentivar ao colaborador a crescer.
Erros graves:
Muitas empresas se auto-reconhecem, que no meu ponto de vista é horrível. Claro tenta passar isto para o colaborador como, você deve reconhecer o que ´´eu'' a empresa te dou. São esses os autos-reconhecimentos camuflados:
° A empresa dizer: que o colaborador tem o direito de almoçar na empresa de graça ou por um custo menor que em um restaurante.
° A empresa dizer: que tem um banheiro de qualidade, com toalhas de papel, sabonete líquido e higienizado.
º A empresa dizer: que paga hora extra em dinheiro não em folgas.
º A empresa dizer: que dar o vale-transporte para quem mora longe e não possui o próprio veiculo para seu deslocamento.
Isso não é reconhecer o colaborador isto é, se auto-reconhecer e fazer com que o colaborador pense que se sair daquela empresa não vai encontrar isto em outra.
Isto que foi dito acima é um direito do colaborador que consta na C.L.T (Consolidação das Leis Trabalhistas) sendo assim obrigação do empregador!
A Visão lado colaborador
A visão do colaborador é essa:
Em reuniões tanto ordinárias quanto extraordinárias, temos o direito de ser ouvidos, ter nossa opinião, reclamar sem o medo de sermos punidos, sugerir mudanças etc. É o colaborador receber um bom dia quando chega à empresa ser lembrado por algo de bom que fez ou sugeriu receber atenção tanto dos demais colaboradores e superiores, sem ser chamado de puxa saco. No entanto na maioria das vezes o colaborador vê o reconhecimento como obrigação ou cogitações, veja como:
Cogitações:
º Existem muitos tipos de colaboradores que assim que entram na empresa, já entram com o pensamento de vou fazer a minha parte e a empresa a dela. No termo mais comum na minha visão corporativa: a minha educação depende da sua.
º O ponto chave, porque aquele colaborador mal chegou e já foi promovido, reconhecido etc.
º O colaborador começa a ver que tudo que ele fizer ou for mandado para fazer, merece um elogio, um reconhecimento. Ou na linguagem mais comum uma moral com o chefe.
º E tem também o colaborador competitivo, que se dispõe a fazer tudo que é de seu interesse, se acha o colaborador de confiança do chefe e manda em seus colegas de trabalho.
Em nenhum momento se deve deixar subir a cabeça todos esses fatos, isso além de ser antiético e anti-profissional, não se cresce mais do que a empresa nem se torna dono dela com promoções, elogios e reconhecimentos.
A sua importância? (vida corporativa)
O reconhecimento tem a importância de que o colaborador consiga associar o reconhecimento com o resultado de seu trabalho. O sentimento de reconhecimento é despertado quando o colaborador se sentiu notado, valorizado em seu trabalho, tanto pelos seus superiores quanto pelos demais colaboradores.
No mundo corporativo vence aquele que procura as circunstancias e quando não as encontra as cria. Isso é fato, na vida corporativa se vive pessoalmente e profissionalmente. Pessoalmente é que antes de ter um emprego normalmente ou moramos com nossos pais ou já temos nossa própria família e problemas pessoais também. É muito importante na vida pessoal termos o reconhecimento da nossa família, amigos, parentes etc. quando não estamos em sincronia de reconhecimentos pessoais e profissionais muitas vezes cobramos isso da empresa. E quando estamos acostumados a vários tipos de reconhecimentos pessoais achamos que é de obrigação da empresa nos reconhecer por tudo que fazermos.
O foco é nos mantermos firmes e fortes quando reconhecidos e do mesmo jeito quando não reconhecidos. Todos estamos sujeitos aos mesmos sentimentos de dor, alegria, tristeza, felicidades realizações etc. Mais nem todos sabemos lidar com tudo isso ao mesmo tempo. Para uma estabilidade deve-se aprender a separar as coisas os momentos pessoais dos profissionais e dos bons dos ruins. Essa é a importância no mundo corporativo.
Motivação e Satisfação
Motivação: é o que nos coloca a realizar algo.
Satisfação: é o que vem depois da motivação, ou seja, o sucesso.
Suponha por algum momento que o seu serviço foi reconhecido que recebeu aumento fora de época, que a empresa disse a você que vai investir no seu serviço, que você é importante para a empresa. Que você chegue todos os dias de cabeça erguida cumprimentando todos seus colegas, que participa de todas as reuniões, que o seu nome é o mais chamado que outras empresas também estão interessadas no seu serviço. Maravilhoso desde que esse colaborador mantenha a humildade e não mude seu caráter sendo a mesma pessoa que conquistou tudo isto!
Os tipos de reconhecimento
Entende-se sobre este tema
Dinheiro: quando uma operadora de caixa passa o mês inteiro sem quebrar, ou seja, sem deixar faltar dinheiro no final do dia durante um mês, quando recebe maior numero de fregueses, não recebeu cheques borrachudos, se ganha então o P.L (participação nos lucros).
Interno: é quando um colaborador em uma reunião ou treinamento tem o nome mencionado dizendo: você foi o que mais cresceu dentre os demais colegas, foi o que mais se aprimorou que dialogou que buscou novas promoções e realizações, parabéns! Que os seus colegas sigam o seu exemplo.
Externo: quando uma operadora de caixa recebe vários elogios tem maior número de clientes, quando estar de folga os clientes sentem a sua falta quando esta de férias o clientes se alegram pelo seu descanso quando a empresa coloca uma foto dela no mural, para que todos vejam o reconhecimento pelo excelente trabalho.
Recompensas:
É relacionada com o reconhecimento na medida em que é uma forma de reconhecer o valor do colaborador. A recompensa pode se apresentar nas mais variadas formas. O colaborador que se sente reconhecido ou recompensado entrega um desempenho melhor de que aqueles que não possuem esse sentimento.
A sua importância? (vida corporativa)
É preciso muito cuidado na aplicação de sistemas de Recompensa uma vez que a satisfação com o ofertado varia de pessoa para pessoa. Além disso, em alguns casos em que a recompensa é conhecida por todos, pode-se gerar sentimentos de desigualdade, o que prejudica o sentimento de reconhecimento.
A recompensa do colaborador esta liga a satisfação, pois, de nada adianta a empresa recompensar um colaborador e ele não ficar satisfeito com o que ganhou. A empresa ganha em recompensar seus colaboradores quando os mesmos ficam satisfeitos com o que receberam e ao mesmo tempo, começam a estimular os demais colegas para que também sejam recompensados.
Mora-se um grande perigo no termo recompensar seu colaborador, no sentido que, quando recompensados como equipe todo mundo ganha. Mas quando individualmente tende a criar um atrito entre os colaboradores que não sabem reconhecer o mérito do colega.
Os tipos de recompensas
A intrínseca
Diz a respeito ao trabalho em si, resultado da execução da tarefa que pode levar a satisfação da pessoa pela sua conclusão.
Quando uma mulher entra no período de gestação, depara-se com muitos obstáculos, aumento de peso, crescimentos de seios, consulta freqüentes ao médico e tudo mais. Mas ao dar a luz á uma criança a dor é incomparável um sofrimento enorme, porém o prazer e satisfação de poder ver e pegar o teu próprio filho nos braços é tanta que nem se lembra de tudo que passou na gestação.
Para um contador o período de balanço requer muita paciência, dedicação e atenção um simples erro e tudo pode ir por água a baixo, mas quando termina de fazer o balanço e viu que tudo correu bem, a empresa esta lucrando as receitas superaram as despesas e que esta fazendo um bom trabalho a sua satisfação é grandiosa.
Extrínseca
Relaciona-se com o que é oferecido pela empresa, por bônus ou promoções ou ainda reconhecimento pelos seus pares (colegas de trabalho e superiores). Temos então reconhecimento como forma de recompensa.
Existem empresas que oferecem aumento de salário para um determinado setor ou departamento, outra que tem como costume oferecer jantar familiar em bons restaurantes, uma pequena porcentagem nos lucros quando naquele mês obtiveram um lucro maior, a escolha de quando quer tirar suas férias etc.
Algumas empresas têm um plano de carreira, que, no devido tempo escolhe, treina e promove um novo encarregado/gerente de setor, outras deixam os temas de avaliação em reuniões com um colaborador mais responsável etc.
Conclusão
O colaborador não deve se preocupar em ser recompensado e nem reconhecido isso nada adiantaria em uma empresa que não dar a oportunidade de crescimento para o colaborador, quando necessita de um novo chefe/encarregado/gerente busca fora da empresa. Também não se eleva o ego por uma pequena promoção nem se paras de crescer quando consegue atingir o cargo desejado, a vida continua.
Não se sai de uma empresa por falta de reconhecimento ou recompensa, lembre-se se você sair hoje da empresa que esta, terá que procurar outro emprego e continuar trabalhando. Procure aprender todos os dias, você tem duas escolhas viver e ser feliz e não deixar nada de abater ou sentar e lamentar por tudo que deu errado.
Fonte: administradores.com.br
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