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segunda-feira, 9 de abril de 2012
Comida e carreira: veja como se comportar em um almoço de negócios
Almoços de negócios são cada vez mais comuns na vida profissional. Contudo, se não forem adotadas algumas regrinhas, esse momento pode se tornar uma verdadeira catástrofe.
De acordo com a consultora de imagem pessoal e etiqueta Ana Vaz, quando o assunto é almoço de negócios, o mais importante é se alinhar à imagem da empresa ou do cliente com que irá almoçar. Assim, diz ela, fique atento ao estilo do interlocutor e se aproxime da linguagem, casual ou formal. Segundo ela, essa medida irá demonstrar prestígio e não permitirá constrangimentos.
Sobre a escolha do restaurante, diz a consultora, quem a define é o anfitrião, que também é o responsável pela disposição das pessoas à mesa. O ideal, lembra, é que o anfitrião se sente mais próximo da pessoa com que mais lhe interesse conversar.
Neste sentido, completa, é importante estar atento ao local onde irá se sentar, devendo o anfitrião escolher um espaço mais discreto, onde não tenha grande passagem de pessoas, visto que isso contribuirá para que a conversa flua de forma mais agradável
Durante o almoço...
Durante o almoço não é indicado ir ao toalete. Para isso, os momentos mais pertinentes são a chegada ou o término do encontro.
Também não é educado fazer qualquer tipo de pedido antes que todos os convidados cheguem, o que inclui bebidas. Outra atitude considerada “indigesta” é oferecer o prato mais caro ou o mais barato, já que tal comportamento pode indicar que a pessoa quer se destacar ou não gosta de gastar. “Indique aos convidados aquilo que mais lhe agrada no menu, mas não induza as pessoas a escolherem aquilo que lhe agrada”, ressalta a consultora.
No que diz respeito à introdução do assunto do negócio no almoço, não tenha pressa: é interessante, primeiro, ter um bate-papo casual para conhecer um pouco mais a pessoa que está lidando e identificar o momento oportuno para entrar no assunto.
Terminado o almoço, a hora de pedir o café ou o chá cabe ao anfitrião, que deve observar o comportamento dos convidados ou o ritmo da conversa, sendo que, se o convidado não quiser sobremesa, é recomendado que o anfitrião também não coma. Normalmente, junto com a bebida (chá ou café), diz a consultora, é pedida a conta, que deve impreterivelmente ser paga pelo anfitrião. Nesse momento, o ideal é que a pessoa que convidou agradeça a presença do outro profissional e entregue um cartão a todos os presentes.
Fonte: administradores.com.br
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