SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Trabalho em equipe: O caminho para o sucesso



"Há... Coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida... Os gafanhotos não têm rei, porém todos saem, e em bandos serepartem " (Provérbios 30:24-27).
Quando as pessoas trabalham juntas, em equipe, todas as metas poderão ser facilmente alcançadas, este é o grande trunfo das organizações, e com certeza o caminho para o sucesso em qualquer atividade possível ou supostamente inalcançável. Enquanto as pessoas trabalharem isoladamente ou em grupos será focado o "eu", uma parte no resultado e não o todo. Esclarecendo que, conforme Carlos Basso, toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.
O principal segredo da equipe é que sua característica coletiva provoca um efeito sinergético, se baseiam em relações afetivas emocionais e pessoais entre os membros, onde envolvem comprometimento, diversidade e unidade, abertura e aceitação, honestidade e empatia e acordo, confiança e assunção de riscos para criar algo maior do que possível pela junção de peças individuais em algo único.
Sabemos que o trabalho em equipe, por reunir diversos pontos de vista, pode ser mais difícil do que parece, portanto o diálogo deve estar presente todo o tempo, pois mesmo que as metas sejam comuns às ideias e pensamentos podem se divergir causando atritos e improdutividade.
É necessário que esteja claro aos integrantes que participarem de uma equipe, que não significa abandonar a individualidade, mas contribuir para melhorar os processos e relacionamentos, quando todos os membros compartilharem visões e desejos em torno do sucesso da equipe, irão sacrificar seus interesses pessoais em favor de uma meta comum e então acontecerá um trabalho eficaz, criativo e de qualidade.
Equipes vencedoras são formadas por pessoas que não pensam somente em vitória pessoal, mas sim, do "todo". Vibram pelas conquistas dos colegas e entendem que o sucesso deles é também seu. São pessoas capazes de perceber que aquilo que se obtém, não vem por acaso, mas sim pelo resultado do trabalho de todos.
Trabalhar em equipe tem vantagens inquestionáveis para a empresa e para o colaborador. Podemos destacar o autodesenvolvimento de ambas as partes, pois estes aprendem a equilibrar os egos e aceitar as diversidades, procurando sempre evoluir em busca das novidades e da participação com ideias criativas para serem implantadas, esforçando-se ao máximo para que toda a equipe cresça e gere lucros à organização e consequentemente aos colaboradores. Para os clientes o produto final é consequência de um ótimo trabalho em equipe, que desfruta da qualidade e obtém a certeza de uma empresa que tem compromisso em satisfazer suas necessidades, o que causa as constantes atualizações e produtos sempre melhores para suprir a demanda dos clientes.
Como citado no início deste artigo, aprendemos bem com a formiga e o gafanhoto, pois eles sabem o que devem fazer e como fazer, mas principalmente são conhecidos como bons exemplos de trabalho em equipe, porque eles reconhecem que a força de "Todos" é superior a força de "Um", que trabalha individualmente, juntos o trabalho sai com mais valor e qualidade, além de que o conjunto traz mais oportunidades de reconhecimento e satisfação de um serviço bem executado.
Por estas razões, é necessário que as empresas aprendam a investir em seu corpo de trabalhadores enfatizando bem seu trabalho em equipe para obter o máximo de aproveitamento do talento de cada um e a possibilidade de trocas de experiências. Assim as organizações obterão um importante diferencial competitivo; os colaboradores adquirem experiências e troca de informações; os clientes, a satisfação de terem em mãos produtos e serviços de qualidade e inovação.

Desiree Rodrigues
Especialista em Desenvolvimento de Pessoas
excelencia_consult.rh@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário