SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Na empresa, você pode ser seu maior "concorrente"



Não são poucos os profissionais que, infelizmente, depois de anos de dedicação à carreira, olham para trás e têm o sentimento de que lhes faltou algo durante no transcorrer da sua carreira. Resultado: sentem-se injustiçados pela vida, pelos colegas de trabalho, pela organização em que atuam, mas não fazem uma autoavaliação para pontuar que tipo de contribuição eles próprios deram às suas vidas. Infelizmente, não é fácil para alguém olhar para si e rever os conceitos e os erros cometidos ao longo dos anos e que, muitas vezes, nunca mais poderão ser remediados. Por isso, em muitos casos, na empresa, seu maior "rival" pode ser você mesmo. Para que isso não ocorra ou ainda seja tempo de reverter uma situação indesejada, abaixo estão algumas dicas quem podem servir tanto no dia a dia da empresa quanto na vida pessoal.

1 - A vida não é uma linha reta e como diz a música "É Preciso Saber Viver", de Roberto e Erasmo Carlos, todo ser humano precisa enfrentar a realidade que vivencia. Isso não significa entrar em conflito direto, mas lembrar que na grande maioria dos casos somos responsáveis pelo nosso destino e esse, por sua vez, é resultado das nossas escolhas. Se, por exemplo, você opta por ficar na zona de conforto os resultados provavelmente não lhe agradarão após alguns anos.

2 - Por que ele e não eu? Quantas pessoas fazem essa pergunta, ao verem um colega de trabalho ter uma ascensão na empresa ou mesmo receber uma proposta da concorrência e iniciar uma nova fase promissora de vida? A pergunta talvez devesse ser refeita: o que ele fez e que eu deixei de fazer?

3 -
Somos seres em constante processo de evolução. Mesmo que não percebamos, todos os dias nós recebemos um aprendizado com quem está ao nosso lado. A diferença está se vamos ou não aproveitar esse conhecimento e colocá-lo em prática. Diante disso, quando você tiver oportunidade de trocar ideias com algum colega de trabalho que se destaca no departamento, por exemplo, peça-lhe sugestões de fontes de aprendizagem para desenvolver novas competências em sua área. Argumento o seu interesse em sair da "mesmice" e de querer galgar novos horizontes.

4 - Não se roa de inveja e fique apenas observando o crescimento dos outros. Foque-se na sua vida e naquilo que você precisa fazer para mudar o que tanto lhe incomoda. Infelizmente, há indivíduos que passam quase toda a existência apenas observando o que o outro fez ou deixou de fazer e se esquece de que o tempo também está passando, inclusive para eles. Ponteiro que volta atrás é apenas os dos relógios que apresentam algum tipo de defeito.

5 - O autodesenvolvimento tem sido uma alternativa muito eficaz para quem deseja galgar e superar desafios no meio corporativo. Aqueles que desejam conquistar espaços de gestão, por exemplo, não devem esperar unicamente as alternativas de desenvolvimento que a empresa oferece, mas sim encontrar alternativas que estejam ao seu alcance como leituras em sites e revistas especializadas, aquisição de bons livro e, se o custo for elevado, uma tarde numa biblioteca é sempre enriquecedora.

6 - Aceitar novos desafios como forma de crescimento pessoal e individual e não como uma ameaça. É natural que o desconhecido provoque receio nas pessoas, mas isso não significa que o indivíduo deva dar um passo para trás, apenas porque sente insegurança diante daquilo que desconhece. A melhor estratégia nesse caso, é o aprendizado, a busca de informações através de fontes seguras e dedicação para assimilar novas tecnologias.

7 - Acreditar em si e não desistir na primeira tentativa que, por ventura, não saiu a contento. Aqui, mais uma vez, cito a música de Roberto e de Erasmo Carlos "É Preciso Saber Viver", na parte que diz "Toda pedra do caminho... Você deve retirar... Numa flor que tem espinhos.... Você pode se arranhar...". Não há aprendizado que ocorra sem que se corra o risco de cometer erros. Esses, por sua vez, devem ser considerados, de forma figurativa à letra da música, pode ser uma flor com espinhos que precisa ser colhida com mais cuidado, sem espinhos. Não se envergonhe de recomeçar.

8 - Por preconceito ou por falta de informação, muitos profissionais já deixaram de realizar seus sonhos porque preferiram criar uma barreia ao seu redor. Ou seja, deixaram de conviver com os outros e evitaram que outras pessoas se aproximassem, acreditando que a melhor defesa é manter-se a ma distância "segura". O isolamento anula a quem o alimenta e pensa que ele é um ótimo companheiro.

9 - Ter pena de si e deixar que o negativismo tome conta da sua vida. Esse é um dos piores castigos que o ser humano por dar a si, tanto na vida profissional quanto pessoal. "Ficar sentado com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar", como dizia o saudoso Raul Seixas é deixar a viva passar em "branco" sem, ao menos ter tentado algo por si próprio.

10 - Não acreditar que as coisas caem do céu por acaso e que apenas ficar resmungando fará a situação ganhar um novo rumo. Ter fé é importante, mas é preciso saber usar a força que ela nos dá para alcançar nossos objetivos, por mais simples que esses possam parecer aos olhos dos outros. Afinal, os sonhos são nossos e só nós sabemos o real valor que eles possuem.


Fonte: Rh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário