SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Liderança



Liderança é uma característica de cada indivíduo, um dom que pode ser nato ou pode ser desenvolvido de acordo com as necessidades de cada um.
Ser líder não significa mandar, dar ordens, distribuir tarefas ou exigir dos subordinados atitudes drásticas esperando que obedeçam sem questionar ou sem ao menos entender o porquê de cada ordem ou tarefa destinada a eles.
Dentro de uma empresa, um líder deve saber passar as ordens ou tarefas de maneira que estimule seus funcionários, fazendo com que eles as executem com motivação e por prazer de estar fazendo algo que você (o líder) o pediu.
Para tanto, para que isso ocorra deve existir uma troca entre todos. Deve haver comunicação e participação de ambas as partes. Os funcionários devem estar a par do que acontece e por que dentro da empresa, para assim estarem sabendo qual o significado do seu emprenho, o porquê a empresa precisa de seu trabalho e o que acontecerá caso este não seja bem feito.
Por outro lado a empresa deve também demonstrar aos funcionários gratidão pelo seu empenho e dedicação, se preocupando em saber se suas necessidades estão sendo atendidas, principalmente dentro da empresa, se estão trabalhando em segurança e com a comodidade necessária, também podendo oferecer alguns incentivos extras para maior motivação. Também deve ser dada a chance dos funcionários serem ouvidos, pois, pode ser que algum deles tenha em si um espírito empreendedor e tenha idéias que possam fazer com que a empresa melhore e assim também poderá ser dada uma chance para que aquele funcionário cresça dentro da empresa melhorando ainda mais sua motivação e elevando sua auto-estima.
Por tanto, vimos que a liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente. Para liderar você deve servir.

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário