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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A relevância do RH nas organizações



No atual cenário em que vivemos, o avanço das redes sociais traz para o RH novas oportunidades que vão além da busca de talentos e da Gestão do Conhecimento. Cada vez mais as empresas buscam alternativas para melhorar o desempenho e garantir a competitividade no mercado de trabalho.
Só que para isso, é preciso saber lidar com pessoas que podem fazer a diferença dentro das organizações. Nessa realidade, o profissional de Recursos Humanos assume um papel importante na Gestão de Pessoas, pois é através dele que vários fatores podem ser trabalhados como, por exemplo: clima organizacional, treinamentos, motivação, endomarketing e outras ferramentas de valorização ao capital humano. Dessa forma, o RH migrou de uma função apenas burocrática para uma função estratégica.
Isso vem abrindo novos caminhos para área dentro das organizações que no atual momento tanto da Administração de Empresas quanto na Gestão de Pessoas tornou-se indispensável conhecer e avaliar como está o clima organizacional.
Isso porque realizar o diagnóstico possibilita que a organização conheça seus pontos fracos em relação à satisfação dos colaboradores e que podem influenciar diretamente a produtividade, a qualidade de produtos e até mesmo o atendimento aos clientes externos. Além disso, a realização do diagnóstico de clima organizacional também indica as necessidades de treinamento ou de desenvolvimento gerencial.
Funcionário com pouco tempo na empresa devem evitar responder a pesquisa, uma vez que sempre é necessário um tempo, para que ele forme suas opiniões a respeito da realidade organizacional.
Clima organizacional é um conceito relacionado aos níveis de satisfação no trabalho experimentado por um empregado.
Trata-se de uma tentativa de avaliar as percepções que a pessoa tem a respeito de elementos ou fatores presentes em seu ambiente de trabalho e que permitem o atendimento de suas necessidades. É uma tendência de percepção favorável ou desfavorável em relação ao trabalho em geral ou, então, em relação a diferentes aspectos ou variáveis que formam o clima da empresa.
Nos últimos anos, a área de Recursos Humanos está cada vez mais assumindo um importante papel junto à estratégia da organização. Ainda bem. Mas, não se pode deixar ofuscar pela visão pura e simples que o ambiente macro proporciona. É preciso manter os pés no chão entendendo cada comportamento, estilo e momento de interferência sobre a implantação.
Infelizmente, observo que na região Nordeste ainda são poucas as empresas que utilizam essa ferramenta de, conforme os contatos que mantenho através do meu networking. Isso é algo que precisa ser repensado por todos que atuam em Gestão de Pessoas.

Fonte: rh.com.br

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