SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ingredientes para liderar bem



A dignidade no tratamento as pessoas, a abertura nas relações interpessoais, o espaço para a participação e o diálogo são fatores determinantes para se exercer uma boa liderança. As pessoas produzem mais quando se sentem bem. Colaborador feliz quase sempre é igual a aumento de produtividade e mais lucro para todos.
Mas para isso, torna-se fundamental que a liderança cuide muito bem de sua equipe. Um dos fatores mais importantes é a relação desse líder com o liderado. É possível criar regras específicas de crescimento, investimentos em treinamentos e metas mais desafiadoras. Outro ponto importante é integrar diferentes gerações em um mesmo local. É possível aprender com todos, principalmente com o jovem que traz ideias novas para o ambiente corporativo.
Os investimentos que muitas empresas fazem no sentido do crescimento técnico e profissional desvinculado do desenvolvimento humano integral acaba por ter efeitos de curto prazo.
Outro aspecto fundamental para exercer uma boa liderança é dizer claramente aos colaboradores o que se espera deles. Mas como fazer isso corretamente? Oferecendo feedback, ou melhor, dando retorno às pessoas de suas ações e seus comportamentos. O feedback é uma das técnicas mais eficazes e poderosas de comunicação e uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento humano. Através dele, estabelece-se um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação.
Graças ao feedback encontramos pontos valiosos do outro, criamos uma abertura e construímos uma comunicação mais eficaz, tornando o diálogo mais agradável e leve, eliminando assim, algumas das principais causas de conflitos, tanto no ambiente profissional quanto pessoal. Infelizmente, poucos são habilidosos para dizer o que precisa ser dito sem ferir ou magoar.
Os líderes também devem ter consciência que além das palavras, existe um mundo infinito de nuances e prismas diferentes que geram energias ou estímulos que são percebidos e recebidos pelo outro, através do qual a comunicação se processa. Um olhar, um tom de voz um pouco diferente, um franzir de cenho, um levantar de sobrancelhas, podem comunicar muito mais do que está contido em uma mensagem manifestada através das palavras.
Outro ponto muito importante para liderar com sucesso é a delegação. É importante ressaltar que delegar não significa isentar-se da atividade, ou seja, a responsabilidade continua sendo de quem delegou. Existem seis passos importantes para uma delegação de sucesso, que são distribuídos em: primeiro deve-se fazer uma lista do que precisa ser feito; segundo classificar por prioridades; terceiro responder as seguintes questões -"Quais tarefas só você poderia fazer?", "Quais você poderia dividir com outras pessoas" e "Quais poderiam ser feitas totalmente por outras pessoas, com ou sem orientação sua?". O quarto passo é escolher as prioridades a serem delegadas. O quinto passo é definir o objetivo de cada trabalho (por que aquilo precisa ser feito?) e, por fim, definir suas expectativas (como deve ficar depois de pronto?).
Importante reforçar que não existe liderança sem credibilidade. Pode-se impressionar pessoas de longe, mas é preciso chegar perto para influenciá-las. A qualidade essencial do líder não é a perfeição, mas a credibilidade. Constroi-se credibilidade não fingindo ser perfeito, mas sendo sincero.
Tornar-se um líder é uma das escolhas mais cruciais que alguém pode fazer - é a decisão de sair da escuridão em direção à luz. A decisão sempre esteve e estará em sua mente, seu coração e em suas mãos.

Fonte: rh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário