SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Entenda como o clima organizacional pode influenciar nos resultados da empresa



Passamos a maior parte de nosso tempo no local de trabalho. E este ambiente deve estar adequado para o desenvolvimento das atividades, tanto no aspecto físico, como psicológico e social. Caso contrário, o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa pode ser comprometido. 
Um bom ambiente de trabalho, considerado positivo, apresenta menos condutas de risco à saúde, como tabagismo, obesidade, sedentarismo e abuso de drogas e álcool. "O melhor ambiente de trabalho é aquele onde os colaboradores sentem-se seguros, valorizados e estimulados para desenvolverem suas atividades", afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, José Roberto Marques. 
Motivação também é essencial para a construção de um clima organizacional positivo, onde as competências individuais e coletivas são valorizadas e estimuladas, e que também favoreçam no alinhamento das expectativas dos funcionários com as ambições das empresas. "Colaboradores infelizes produzem 40% menos, e seu trabalho rende apenas o equivalente a dois dias úteis da semana, o que resulta na perda de produção e lucratividade da empresa", destaca o presidente do IBC. 
O ambiente deve sempre estar favorável ao desenvolvimento das atividades, imagine, por exemplo, um departamento de comunicação sem sistema de telefonia, sem computador e internet? A prática das atividades seria impossível. Imagine também uma equipe sem motivação e sem funções delegadas? E um ambiente sem harmonia? Sem respeito? 
Segundo José Roberto Marques, a figura do Líder Coach, pode ser o diferencial para o ambiente de uma empresa, já que além do perfil empreendedor, criativo, e ousado este profissional é capaz de inspirar seus colaboradores, por ter ampla capacidade de tomar decisões com mais assertividade, uma vez que é mais preparado para lidar com situações adversas, pressões e o estresse do dia a dia de uma empresa. 
Nas formações em coaching, ministradas pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, destaca-se a importância do Líder Coach, por serem profissionais aptos a estimular, delegar, inspirar e supervisionar seus liderados.
"O Líder Coach e é capacitado para implantar no ambiente um clima de confiança entre os funcionários, pois além de saber ser flexível, conhece as qualidades de seus liderados e por isso, sabe delegar tarefas e dar os feedbacks necessários para o crescimento de cada um e consequentemente da empresa" conclui José Roberto. 

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário