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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Falando de serviços: sorrir ou estar sorrindo



Você sabe a diferença entre sorrir e estar sorrindo?

Você costuma ser uma pessoa que sorri? Ou você é aquele tipo de pessoa que, às vezes está sorrindo?
Anteriormente falamos da empatia como uma das dimensões da qualidade dos serviços. É necessário, entretanto, ressaltar que a usual orientação de sorrir para o cliente precisa ser entendida como uma tentativa de passar uma sensação de naturalidade e bem-estar, transmitindo paz e tranquilidade para pessoas e clientes.
A diferença que trazemos é que "sorrir externamente" é a representação de alguém que "sorri internamente", isto é, alguém que naturalmente se sente bem, e procura transmitir este sentimento para os outros. Já "estar sorrindo" pode ser fruto de uma representação apenas do que uma pessoa recebe de orientação sobre como se comportar diante dos outros. Sorrir é duradouro, estar sorrindo é efêmero.
Abaixo relacionamos mais algumas diferenças entre "sorrir" e "estar sorrindo"...
Sorrir é natural; estar sorrindo é artificial...
Sorrir é espontâneo, estar sorrindo é momentâneo...
Sorrir é o mano; estar sorrindo é fulano...
Sorrir é sincero; para estar sorrindo eu delibero...
Sorrir é alegria; estar sorrindo é fantasia...
Sorrir é humano; estar sorrindo é leviano...
Sorrir é ser inteiro; estar sorrindo é passageiro...
Sorrir é orgânico; estar sorrindo é mecânico...
Sorrir vem de educação; estar sorrindo vem de capacitação...
Sorrir é verdadeiro; estar sorrindo é lisonjeiro...
Sorrir é naturalidade; estar sorrindo é prioridade...
Por tudo isto, quando for convidar alguém para trabalhar com você, contrate pelas atitudes, desenvolva as habilidades!
As pessoas na sua empresa sorriem ou estão sorrindo?

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