SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SWOT ou SWAT?




Não confundir alhos com bugalhos, não confundir SWOT com SWAT.SWOT é uma sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Enquanto SWAT é outra sigla, com significado de Special Weapons And Tactics (Armas e Táticas Especiais).

O que uma sigla tem a ver com a outra?
A análise do SWOT se traduz numa interessante ferramenta de marketing, visão interna e preparo para o planejamento estratégico. Já escrevi sobre este tema e o marketing jurídico, leia aqui.
Destaco as idéias básicas do SWOT:
Forças e Oportunidades – Salientar/desenvolver os pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades encontradas.
Forças e Ameaças – Salientar/desenvolver os pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças existentes.
Fraquezas e Oportunidades – Buscar estratégias que possam minimizar os pontos fracos e alcançar as oportunidades que existem.
Fraquezas e Ameaças – Da mesma forma, as estratégias que possam minimizar os pontos fracos e barrar eventuais ameaças.
A análise do SWOT tem as seguintes características:
Você já usou isto alguma vez no seu planejamento?
Deveria. Vale a pena.
Sabendo seus pontos fortes e fracos e analisando oportunidades que estão no mercado e prováveis ameaças, temos um panorama perfeito para planejar, executar, monitorar e agir.
E o que tem a SWAT a ver com isto?
A SWAT é uma equipe bem treinada e disciplinada de profissionais que atacam de maneira cirúrgica em situações de risco.
Considerando que o mercado é o risco do negócio,
Considerando que atuação do negócio é que o mantém vivo e operante,
Considerando que treinar e ser qualificado é fundamental,
Concluímos que usando as técnicas da SWAT e fazendo um SWOT, o seu planejamento 2012 está salvo!

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário