SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O pessimista e seu potencial



A dinâmica do mercado se converge para decisões rápidas e eficientes. Problemas e imprevistos surgem por todo momento. Propor soluções e implementá-las é um dos maiores desafios do gestor. A empresa que está preparada para contornar e evitar as não conformidades e os desvios estratégicos agrega maior valor aos seus produtos e serviços. Estabelecer as estratégias para chegar ao seu objetivo é imprescindível, mas não adianta se não houver acompanhamento e adaptação durante a realização das ações.

Conforme descrito no artigo "A estratégia do Pessimista" a respeito da importância do planejamento estratégico e a postura do empreendedor ao abrir um novo negócio, devemos levar também em conta o acompanhamento e desenvolvimento das ações propostas no plano de negócio e nas estratégias definidas. O planejamento descreve e define as diretrizes de uma organização, com isso, seus procedimentos devem ser controlados e acompanhados. O feedback é a maior fonte de dados para correção e melhoria de métodos e processos. Observar o que funciona, o que deve ser modificado e o que deve ser excluído, é o ponto chave para manter a empresa no caminho certo.
O pessimista continua sua saga quando posto diante de um problema: realizar um evento ao ar livre, com a previsão do tempo incerta. A visão que o otimista mantém é de tempo aberto e sem imprevisto. O realista analisa todas as previsões meteorológicas e continua na dúvida, exposto diante de dados contraditórios. O pessimista faz um check-list, o repassa três vezes, analisa os dados, observa, e na duvida, age pelo pior. Ele se adianta, e instala tendas, para evitar que a chuva seja um problema. No fim, se chover, as pessoas estarão protegidas, mas caso fizer sol, os convidados poderão aproveitar a sombra debaixo das tendas.
Quer progredir profissionalmente? Desenvolver sua empresa? Continue sendo pessimista a curto prazo. Analise cada ponto, evite qualquer tipo de problema, faça um feedback e esteja preparado para qualquer desafio. Ser pessimista não é desacreditar no seu potencial, é saber pensar e refletir sobre vários ângulos, observar cada hipótese e se adiantar a elas. Nem todas as decisões são certeiras, mas no fim, podem ser definitivas para o sucesso ou para o fracasso

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário