SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Motivação humana



A motivação está relacionada segundo a teoria da cognição humana – cognição é a percepção que uma pessoa tem de si mesma, é o modo com que ela lida com as coisas, o jeito como ela se vê e elabora o mundo ao seu redor. São suas crenças, seus valores, anseios, ou seja, a opinião pessoal à respeito de si – com os impulsos que uma pessoa tem podendo ser gerados pelo meio externo ou internamente vindo do próprio indivíduo. O motivo desses impulsos varia de pessoa para pessoa e também, pode variar na mesma pessoa em momentos diferentes. De acordo com Chiavenato, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma. Portanto motivação tem a ver com os motivos com que faz um indivíduo a agir de determinada maneira.
Os impulsos motivacionais são gerados pela própria pessoa através de seus desejos e ambições, vindo mais uma vez de encontro, a importância do autoconhecimento para sabermos com o que nós verdadeiramente nos importamos, gostamos e queremos para nossas vidas. O autoconhecimento nos ajuda a também entender e à saber quais os objetivos almejados e recompensas que serão adquiridas e o que fazer para conquistá-los. Um outro fator importante é que, quando você sabe dos seus gostos, dos seus pontos fortes e pontos fracos, você saberá, com muito mais precisão, aonde distribuir melhor as suas energias, saberá escolher o que é melhor para você, e o que você necessita fazer para chegar aonde quer chegar. Os impulsos também proveem, segundo este mesmo autor, do ambiente por meio, por exemplo, de um clima organizacional favorável aos participantes. Quando se cria metas a serem conquistadas, gerando benefícios aos empregados. Pode-se também gerar uma maior motivação distribuindo uma maior autonomia aos funcionários, distribuindo tarefas mais desafiadoras, entre outras centenas de coisas variando conforme a organização.
Existem três premissas que explicam o comportamento humano (Chiavenato, 2009), a primeira é que tanto a hereditariedade quanto o meio ambiente influem decisivamente no comportamento, a segunda diz que há sempre uma finalidade em todo o comportamento, e por ultimo o comportamento é sempre orientando e dirigido para algum objetivo.
Ciclo Motivacional
Em todo estado de motivação existe um ciclo motivacional, ele começa com o surgimento de uma necessidade, portanto, sem esta necessidade não há ciclo. A necessidade traz um estado psicológico no indivíduo causando um desconforto levando a um motivo para sair desta situação. Quando as pessoas estão em estado estável, sem esta necessidade, elas tendem a ficar estáticas se acomodando nos lugares que ocupam, por um lado isso é bom, mas pelo outro, seres estáticos se acomodam com a situação atual e acabam ficando para trás, por isso este incômodo pode ser visto como algo positivo, pois é ele quem faz as pessoas se moverem e conseguirem grandes realizações e avanços como seres humanos ou para qualquer outra coisa.
No ciclo motivacional nem sempre a necessidade pode ser satisfeita. Nestes casos ela é liberada na forma de frustrações causando desconfortos psicológicos como apatia, depressão, entre outros. Porém quando não é liberada em aspectos psicológicos, pode ser levada para vias fisiológicas causando problemas no organismo. A necessidade pode também ser transferida para outro lugar, como por exemplo a não conquista de uma necessidade é compensada por algum outro benefício.

FOnte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário