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sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Como reter talentos



Uma das maiores preocupações das empresas que temos visitado refere-se a dificuldade de reter pessoas e motiva-las. O número crescente de faltas, atestados médicos e do absenteísmo demonstram que algo está errado. Mas, como identificar o problema e resolvê-lo?

Com isso empresas investem tempo e recursos na elaboração, divulgação e implantação de Plano de Cargos e Salários, Plano de Carreira, Benefícios mas sem o resultado esperado e aí partem para o caminho puramente teórico da necessidade de motivar seus colaboradores.

O que acontece é que estamos vendo o problema pelo lado errado e isso nos faz acreditar em uma realidade míope. Ter um Plano de Carreira, Cargos e Salários e uma política de benefícios é quase que uma obrigação, mas não resolve o problema.

O verdadeiro problema está no ambiente de trabalho, na qualificação da mão de obra e principalmente, na visão ou obetivo de vida que nossos colaboradores possuem.

Por exemplo: Sua empresa investe na elaboração de um Plano de Carreira, mas quem tem que ter um plano de carreira definido são seus colaboradores. Eles é que precisam saber o que querem fazer com suas carreiras profissionais. Quando isso não acontece sua empresa estará investindo no vazio.

Outro exemplo: Quando os colaboradores não possuem uma formação básica mínima que os permita ter um discernimento claro e objetivo do seu futuro, não há motivação que funcione já que MOTIVAÇÂO são motivos que o levarão ao lugar desejado. Quanto menor for o nivel de escolaridade, menor será a capacidade de "ver" o futuro. Na outra ponta, colaboradores com uma formação adequada e constante possuem uma visão diferente de futuro e os seus "motivos" possuem uma amplitude maior do que sua empresa está oferecendo e aí o efeito é o mesmo.

Para impossível resolver este problema, mas não é.

O que as empresas precisam fazer é aprender a ouvir (não escutar) os seus colaboradores. Precisam entender que dinheiro é importante, mas não é fundamental. Não há uma pesquisa no mundo que aponte dinheiro como maior desejo de colaboradores.

Quando ouvimos, passamos a entender as ansiedades e desejos dos nossos colaboradores e podemos atuar no foco do problema e não apenas seguir modismos e gurus.

Experimente ouvir mais e veja como tudo fica mais claro, fácil e compreensível. Não acredite em modismos ouse ser diferente e tenha mais atenção com seus colaboradores.

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