Após uma reunião de
iniciativa dos técnicos da Câmara Técnica de Transporte e Mobilidade Urbana do
“Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo” (Conisud) com
técnicos da “Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU)”, foi
apresentado na sede da estatal na segunda-feira (10/2) o projeto que irá
proporcionar diversas melhorias para os usuários do transporte coletivo da
região sudoeste da Grande São Paulo.
O projeto é resultado do esforço de um grupo de trabalho que envolveu a diretoria da estatal e as secretarias das prefeituras integrantes do consórcio: Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista.
Nesse documento foram estabelecidas integrações de linhas de ônibus (de intermunicipal para intermunicipal e de intermunicipal para municipal), adequação de itinerários, união de linhas, firmação de convênios para regerem os valores das tarifas aos usuários, bilhetagem, melhor sinalização, prioridade de tráfego, melhorias dos pontos de parada, construção de terminais etc. São medidas visando o melhor atendimento à população e redução do custo das viagens - Ver pontos principais no intertítulo abaixo. Outras soluções deverão ser buscadas num período de curto, médio e longo prazo.
O presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva, também sugeriu a criação de dois corredores saindo da Vila Sônia, um ligando-se até o bairro Capão Redondo (SP) e outro se estendendo até a cidade de Embu-Guaçu.
Para o prefeito Chico Brito, presidente do Conisud, ficou claro que o que era mito foi desmistificado: “Disseram por aí que a integração entre prefeituras e a cooperação mútua entre elas seria impossível, mas hoje provamos aqui que estavam equivocados, pois conseguimos elaborar, em conjunto, uma proposta em comum para beneficiar a população”.
Em geral, os prefeitos e as autoridades presentes se mostraram bastantes satisfeitos com o projeto: Clodoaldo Leite (Embu-Guaçu), Chuvisco (Itapecerica da Serra), vice-prefeito Moisés Cabrera (Cotia), representantes de São Lourenço da Serra, além da diretoria da EMTU.
Com a anuência técnica do Conisud, as implantações deverão receber autorização da Secretaria Municipal de Transportes para posterior implantação.
Mas antes, esse documento deverá ser apresentado à população em Audiência Pública para mostrar os avanços e o que está em diálogo nesse tema.
Principais pontos do projeto
Prioridade de tráfego - foram citados vários pontos, como os trechos entre Shopping Taboão-Morato, Itapecerica-Capão Redondo, Cotia- Raposo etc.
Restrição na av. Francisco Morato - algumas linhas que saíam de Embu das Artes e Taboão da Serra e passavam pela av. Francisco Morato, em São Paulo, sofreram restrição da Prefeitura local no ano passado. Pelo estudo do grupo, a ideia é que os ônibus voltem a trafegar pela Morato até a altura da rua Três Poderes, e posteriormente, continuem pela av. Eliseu de Almeida até o metrô Butantã, onde os passageiros poderão contar com um transporte gratuito (shuttle) até o metrô Clínicas.
Cartão Bom - proposta é aumentar postos de recarga do Cartão Bom na região.
Pontos de parada - reavaliar a distância e executar pintura e demarcação dos pontos de parada. Além disso, foi anunciada a instalação de 115 abrigos de paradas, que deverão aguardar a licitação para a execução.
Terminais - outra possibilidade discutida no plano é criação de infraestrutura de apoio em pontos estratégicos, a construção de 19 mini-terminais e de 4 pró-polos em pontos na região. Pró-polos são núcleos estruturados para a circulação, embarque e desembarque de passageiros com segurança, boa estrutura física e acessibilidade. Os recursos deverão ser provenientes do orçamento do Governo do Estado, o que deverá ser requerido junto à Casa Civil estadual.
Caucaia do Alto - uma intervenção junto à concessionária que atende os moradores de Caucaia deverá ocorrer para reduzir a tarifa de R$ 3,45 para R$ 2,60. O distrito hoje sofre com o fato do transporte coletivo ter que passar dentro de Vargem Grande Paulista para chegar à Cotia, cidade a qual pertence, o que encarece a tarifa para os trabalhadores.
Integrações - Jd. Pinheirinho: bairro é considerado estratégico para a EMTU, pois de lá seria possível fazer a integração para a cidade de Cotia e com o bairro paulistano de Pinheiros. Foi indicado também uma melhoria na sinalização num cruzamento perto do local, considerado de alto risco. Valo Velho (SP): seria outro ponto importante para a integração dos usuários dos municípios de Juquitiba, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu, que de lá se integrariam com destino ao metrô Capão Redondo. Para essas integrações, será necessária a implantação da estrutura física para a operação.
Comunicação - a EMTU pediu às Prefeituras a comunicação imediata das alterações viárias para a atualização constante no site da entidade.
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