SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O que a ascensão da Nova Classe Média está mudando



Muita gente pergunta se esta ascensão da Nova Classe Média está mexendo apenas no bolso deste brasileiro?
Será que está nascendo um novo brasileiro? Acho que a resposta é que estamos mudando, e não apenas no consumo. Nesta semana, vi duas reportagens que exemplificam bem o que eu estou falando.
A primeira, na Revista Exame, com a publicação da pesquisa Exame/IBRC. Esta pesquisa nos mostra o grau de satisfação dos clientes com as empresas brasileiras. A média das avaliações, que era 63, caiu para 58,5 pontos. E a reportagem cita a ascensão da Nova Classe Média como responsável pelo feito. Ana Luiza Leal, que fez a matéria, diz que: “Agora eles não se contentam mais em ter o celular da moda, ou em conseguir fazer compras pela internet. Querem ser bem tratados”.
A segunda reportagem foi no jornal O Valor, onde é publicada uma reportagem em cima de dados do PNUD, do Tribunal Superior Eleitoral e da Confederação Nacional dos Municípios. Esse trabalho foi realizado em cima da hipótese de que se o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muda, o voto também muda.
Vale lembrar que o IDH cresceu 47,5% entre 1991 e 2021. Esta pesquisa nos diz que, quanto maior foi o crescimento do IDH de um município, menor é a taxa de reeleição do prefeito.
Some a isso toda esta movimentação nas ruas: são milhões de brasileiros reclamando pelos seus direitos.
Teoricamente, quando um país enriquece, as pessoas ficam mais exigentes. Isso aconteceu em diversos países e diversos momentos da história. E eu acho que hoje isto está acontecendo aqui.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário