SEJA BEM-VINDO
ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Síndrome do Vaso Chinês.
Muitas pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades no intuito de crescimento pessoal e profissional se deparam com o que intitulo a Síndrome do Vaso Chinês.
Tradicionalmente os vasos chineses são considerados peças valiosas de extrema beleza, todos o admiram mas raras são as pessoas dispostas a adquirir um.Todos percebem o valor e a beleza mas nada sabem sobre a real utilidade que lhe pode ser dada.
O que fazer quando o objetivo de um profissional seja o crescimento dentro de uma carreira gerencial, onde se investe tempo em formação acadêmica, desenvolvimento de habilidades e não surge a tão esperada oportunidade?
Visibilidade declarada pelos superiores, elogios constantes e muitas responsabilidades passadas nas atividades que executa, e, mesmo assim, nunca surge uma real oportunidade de crescimento profissional.O que fazer? Desistir? Mudar de empresa? Ou simplesmente se posicionar como um Vaso Chinês e se colocar em uma bancada para ser apenas admirado?
Considero que o crescimento e sucesso profissional dentro de um ambiente corporativo deve ser sustentado por três pilares básicos, são eles: Confiança, Responsabilidade e Transparência.
A confiança antes de tudo deve partir de si mesmo, ter auto confiança é o início de todo o processo, cultivar elos de confiança com seus pares e gerentes é também primordial e um fator de sucesso na carreira. Mais difícil do que criar estes elos é mantê-los, por isto tenha em mente que trata-se de uma condição valiosa e que a mesma deve ser constantemente alimentada de condições positivas, pois a perda de confiança por um motivo qualquer pode representar o insucesso nas relações empresariais.
A responsabilidade adquirida nas atividades devem ser consideradas como um valor agregado e não como um fardo, ter uma responsabilidade maior deve ser comemorada e valorizada.
A responsabilidade se estende aos comportamentos diários, ser responsável é ir até o fim, é mostrar empenho e dedicação e levar qualquer tarefa até o final, de forma congruente e ecológica com seus valores e os valores da organização.
E finalmente a transparência de seus atos deve ser facilmente observada pelos seus pares e gerentes. Ser transparente é assumir erros, é celebrar as vitórias, é ter um comportamento facilmente adaptável na equipe, transparecer os reais desejos sem omitir nem utilizar falsas ideologias para impressionar as pessoas.
Com este conceito básicos os profissionais que se sentem como vasos podem reverter a situação e se posicionarem de uma forma mais clara e objetiva dentro da organização.
Fonte: administradores.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário