Você tem medo de ocupar uma posição de liderança em sua empresa ou grupo que participa? Já foi convidado para exercer um cargo de liderança e ficou com medo? O que para alguns é motivo de ascensão profissional, para outros é motivo de pavor. O fato é que poucas pessoas sentem-se a vontade para assumir uma posição de liderança. Esta afirmação é resultado de pesquisa realizada pela Persona Consultoria e Eventos com funcionários de doze empresas.
Para saber o grau de segurança e interesse para assumir uma posição de gestão de pessoas realizamos três perguntas a um grupo de 36 pessoas, que ainda não atuam em cargos de chefia e liderança. As perguntas aplicadas foram: Você tem medo de assumir cargos de chefia?; Sente-se confortável com a perspectiva que, para crescer na empresa, precisará gerenciar o trabalho de outras pessoas?; Qual a motivação mais relevante para assumir um cargo de chefia?
A Pesquisa: Você tem medo de liderar?
As entrevistas foram feitas em empresas da área de comércio, serviços e indústria, dividindo-se a saber:
. 30% comercial (lojas varejo consumidor final)
. 40% serviços (prestadores de serviço em internet, beleza e educação)
. 30% indústria (produção em metalurgia e partes automotivas)
Como resultado obtivemos as seguintes informações:
Pergunta 1 – Você tem medo de assumir cargos de chefia?
Total de respostas: 36 – 100%
Respostas positivas: 22 – 61%
Respostas negativas: 14 – 39%
Pergunta 2 - Sente-se confortável com a perspectiva que, para crescer na empresa, precisará gerenciar o trabalho de outras pessoas?
Total de respostas: 36 – 100%
Respostas positivas: 8 – 22%
Respostas negativas: 28 – 78%
Pergunta 3 - Qual a motivação mais relevante para assumir um cargo de chefia?
Total de respostas: 36 – 100%
Aumento de salário – 9 – 25%
Sentimento de reconhecimento da empresa – 5 – 14%
Segurança e estabilidade na empresa – 5 – 14%
O fato de poder gerenciar os outros – 2 – 5%
O fato da empresa exigir isso de mim – 3 – 8%
Meu sentimento de crescimento profissional – 12 – 34%
Conclusões
Diante deste resultado é possível concluir que há desconforto por parte de colaboradores nas empresas entrevistadas quanto à possibilidade de assumirem cargos de chefia; no entanto, o motivador mais forte para aceitar o cargo, em primeiro lugar, é o sentimento de progresso profissional mais do que eventuais aumentos em remuneração, resposta que atingiu o segundo lugar na pesquisa. Em terceiro lugar as respostas "Sentimento de Reconhecimento da Empresa" e "Segurança e Estabilidade na Empresa" empataram, o que pode apontar a necessidade de fatores motivacionais mais relacionados ao reconhecimento, prestígio como Abraham Maslow apontou também em seus estudos sobre motivação humana no trabalho, nas décadas de 50 e 60.
Fonte: administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário