SEJA BEM-VINDO
ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
sexta-feira, 30 de março de 2012
Você é um procrastinador?
Você sabe o que é procrastinação? Já ouviu falar? Pode ser que você não saiba a definição, mas em algum momento da sua vida já deve ter sido um "procrastinado".
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. A palavra em si vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã) logo, um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou que está evitando uma tarefa em particular. Para não enfrentar o problema, o procrastinador muitas vezes arruma diversas atividades mantendo-se ocupado constantemente.
Mas o que o que leva a pessoa procrastinar? Podemos citar diversas causas, tais como:
1. Insegurança - Por mais simples que seja uma atividade, todas as vezes que temos que executar algo novo sentimos nos inseguro, isso se dá pois saimos da nossa zona de conforto. Mas a partir do momento que enfrentamos algo novo nossa zona de conforto amplia-se, nos dando segurança e experiência para agir em uma outra situação semelhante.
2. Medo de enfrentar o desagradável - A pessoa não quer enfrentar o seu novo desafio, por mais simples que seja com medo de fracassar, enquanto não faz não há fracasso.
3. Medo de assumir responsabilidades - Muitas vezes a nova ação trará responsabilidades, enquanto não realiza não há porque assumir essa responsabilidade.
4. Medo de tomar decisões - O medo de tomar decisões está atrelado diretamento com o medo de assumir responsabilidades, pois quando tomamos decisões nos tornamos autores da nossa vida, não podendo transferir mais a responsabilidade dos nossos atos para terceiros.
5. E ainda medo, muitas vezes, de finalizações - Este medo impede as pessoas de colocarem um ponto final e procrastinam determinadas situações para terem desculpas.
É como se enquanto estiver neste problema não podem avançar para uma nova realidade.
Como bons brasileiros estamos acostumados, desde a infância, a deixar as ações para última hora. Você já deve ter feito isso. Um trabalho acadêmico entregue em cima da hora ou, ainda, ter negociado um prazo maior para a entrega. A compra de um presente de aniversário faltando alguns minutos para iniciar a festa ou arrumar as malas em cima da hora para uma viagem. Inconscientemente, para muitas pessoas deixar as coisas para a última hora é agradavel, pois enquanto estão correndo contra tempo há a descarga de adrenalina e no final a sensação de vencedor, pois conseguiu realizar algo que parecia impossível.
Para outras, isso resulta em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e seus compromissos. Enquanto é normal que as pessoas procrastinem até um certo ponto, isso se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações.
Mais do que uma questão de não administrar bem o tempo, o ato de procrastinar faz a pessoa viver a ilusão de que, adiando, tudo será solucionado como num passe de mágica. O adiamento pode proporcionar um alívio temporário, uma sensação de tranquilidade, porque a pessoa crê que tudo vai dar certo no final.
A pessoa que procrastina não se relaciona bem com o real. A realidade assusta. Com medo, a pessoa vira uma espécie de avestruz: enfia a cabeça na terra com a esperança de aquela realidade mude.
Na vida profissional procrastinar é muito perigoso. O profissional que procrastina não gera credibilidade aos demais, pois vive sempre no gerúndio não finalizando suas ações e prejudicando o resultado da equipe. Imaginem ainda um líder procrastinado. A equipe dependendo dele para respostas, tanto quanto diretrizes organizacionais ou ainda diretrizes motivacionais. A justificativa para tal fato, quase sempre é a "falta de tempo". No entanto assim como o mercado as pessoas têm pressa. Desta forma, um líder que não sabe se organizar, priorizar, delegar poderá desmotivar sua equipe, prejudicar a performance da mesma e ainda perder grandes talentos.
Para mudar tal atitude e deixar de ser um procrastinado, é necessária uma boa dose de humildade e conscientização de que precisamos aprender e que somos capazes de mudar hábitos e comportamentos.
Confira algumas dicas que poderão ajudá-lo no dia a dia para combater a procrastinação:
- Faça uma lista das suas atividades diárias.
- Procure seguir o que foi planejado.
- Ao final do dia revise sua lista e faça o planejamento do dia seguinte. Se tiver atividades que ficaram de um dia para outro, realize-as já no primeiro momento do dia.
- Delegue, desta forma você dará condições para que outras pessoas aprendam e poderá utilizar o seu tempo com outras atividades.
- Sempre que procrastinar uma atividade reflita sobre a situação e procure avaliar sobre aquilo que o impede de fazer algo.
Lembre-se: a ação de planejamento inicia com a pré-disposição e o esforço diário na organização e priorização de tarefas a realizar. Se você deseja parar de reagir e passar a agir frente às situações, isso exige planejamento pessoal, determinação e foco em resultado. Para isso é necessária mudança de atitude. No entanto, quando há vontade para mudar, nada é impossível.
Não deixe para amanhã aquilo que você pode e deve fazer hoje. Pense nisso!
Fonte: rh.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário