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quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Aprender a aprender sempre será um desafio
O problema é que na realidade não aprendemos. Tornamos-nos máquinas para processar um conteúdo e despeja-lo de forma relativamente processada na outra ponta. Infelizmente, no caminho do processamento, pouco ou nada agregamos de pensamento crítico ao conteúdo sendo processado, alem de decorá-la.
Hermann Ebbinghaus, o fundador da pesquisa cientifica sobre memória, no século XIX, usou silabas ininteligíveis em seus testes de memória para assegurar de que o ato puro da recordação não fosse maculado pelo significado. Descobriu que as pessoas esquecem cerca de 80% do que aprendem em 24 horas. Após esse tempo, a perda é menos rápida. A acelerada perda de informação pelo subconsciente tornou-se conhecida como "a curva do esquecimento".
Pesquisas mostram que, após uma semana, nos esquecemos de perto 75% e, após um mês, de 98%. Para melhorar este índice durante a leitura ou estudo anote as palavras desconhecidas e pesquise seu significado, o ideal é documentar o que foi lido, para que não se perca.
Um professor mais de uma vez distribuiu uma série de textos e pediu que os alunos lessem e indicassem os pontos que não concordavam com o texto. Foi um desafio gigantesco para a maioria dos alunos, pois o mestre não queria um simples resumo do texto; ele não queria que os alunos lessem e depois opinassem sobre o texto. Ele desejava que os alunos compreendessem o texto (o que é totalmente diferente de ler) e depois pudessem debater seus conceitos e experiências pessoais para poder realizar assim de modo crítico uma lista dos pontos com os quais não concordavam com o texto.
O que na maioria das vezes acontece é que os alunos não conseguem realizar a tarefa por estarem despreparados para tal.
Com o mundo globalizado podemos dizer, com certa segurança, que estamos na Era da Informação, novas informações nos chegam a todo o momento e sempre que nos deparamos com uma nova informação teremos duas possibilidades. Distorcê-la e procurar encaixar em nossas velhas categorias ou deixar a nova informação se organizar por si mesma.
Peter Senge propõe a Learning Organization , organizações e pessoas que aprendem o tempo todo conclamando pessoas e organizações a inovar, a se desenvolverem e, a aprender de verdade através de cinco disciplinas: raciocínio sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais transparentes e éticos, objetivos comuns e aprendizagem coletiva.
Estas disciplinas possibilitam uma nova maneira das pessoas verem a si mesmas e ao mundo, interagindo melhor nos diálogos interno e externo, via comunicação intra e interpessoal.
Aprender a desaprender significa evoluir, deixar aquilo que acreditamos e aceitar novas verdades e como é difícil. Existe uma ferramenta em qualidade total que se chama 5S, onde o primeiro S é o descarte, todos que já trabalharam com esta ferramenta sabe como é difícil convencer as pessoas a abrir mão de objetos e coisas, a resistência é terrivelmente grande para estas coisas físicas e materiais, agora imagine como é difícil descartar idéias, verdades absolutas e dogmas que construímos e carregamos ao longo de nossas vidas, como é difícil mudar.
Para desaprender temos que descartar, desobedecer e desacatar o status quo em que nos encontramos.
Mas desobedecer não é sinônimo de desacatar. O desacato fica por conta do nosso olhar. Desobedecer significa não seguir as regras impostas; significa ousar, quebrar uma lógica; fazer diferente. A punição freqüente de toda e qualquer desobediência impede o desenvolvimento de uma das atitudes mais essenciais para a aprendizagem nesse novo século: quebrar paradigmas, ousar, reconfigurar. É, no mínimo, contraditório termos que educar para a mudança, para a reconfiguração constante, reprimindo permanentemente a ousadia. Os educadores e gestores confundem contestação com falta de respeito impedindo assim um ambiente evoluído de aprendizado.
Segundo Walther Hermann do Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano os professores estão cada vez mais inseguros, pois cada aluno assiste à televisão, está conectado à Internet e brinca em seu computador multimídia em casa. Viaja regularmente e participa de algumas discussões e decisões em seus lares.
Cada vez mais, esses professores convivem com o fantasma do não saber. Cada um desses alunos pode levantar a mão em aula e desmentir o conteúdo de seus ensinamentos como sendo desatualizados! Nós escutamos muitas "histórias da carochinha" em nossa educação e, muitas vezes, não tínhamos habilidade de argumentar e questionar. Essas novas gerações não aceitam tais fantasias. Suas percepções e seu acesso às informações disponíveis no ambiente são suas referências. Usam os mesmos instrumentos para colocar o sistema em contradição diz Hermann.
O mesmo drama vem sendo vivido dentro das organizações, onde a gerencia e alta gerencia, pessoas que já passaram dos 40 anos (geração baby boomer e geração X) enfrentam a entrada desta nova geração no mercado de trabalho, extremamente bem preparada, estudaram nas melhores universidades, completaram seus Pós MBAs em instituições de renome internacional, viveram e trabalharam em outros paises, fluentes em duas ou mais línguas e dominam tecnologias de ponta.
Seja nas corporações ou nas instituições de ensino está nova geração está abalando todas as regras e estruturas. Avessos a burocracias e processos inúteis, seus modelos mentais simplificam tudo ao seu redor. Os membros desta geração, batizada de Geração Y são jovens de 25 anos, mais velhos do que senhores de 70, adolescentes de 30 anos e crianças de 8 anos que já abandonaram os brinquedos. Não são vistos muitos deles no nível executivo de liderança, com exceção dos setores de alta tecnologia e de empreendimento de risco. As pessoas da Geração Y tendem a ser altamente pragmáticas, objetivas e orientadas às ações. A alta tecnologia é bastante atraente para a mentalidade da Geração Y, porque permite dar vazão à criatividade, inovação e resolução de problemas práticos. Nascidos na era da internet e globalização, esta geração está acostumada às mudanças constantes.
Diferentemente de seus pais, sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet.
O grande desafio das empresas é manter as marcas que hoje fazem sucesso e cresceram com os "baby boomers" (nascidos entre 1942 e 1953) e os acompanham na meia-idade na liderança. A dúvida é saber se elas vão se reinventar para atender à geração Y ou se serão substituídas nessa tarefa por marcas ainda desconhecidas.
Haverá, nos próximos anos, um choque de gerações, caso não repensarmos o ambiente de trabalho. A Geração X, que hoje atua nas organizações, é capaz de gerar resultados por meio de processos estabelecidos, regras claras, usando experiência profissional e de vida. A Geração Y chega trazendo respostas rápidas, utilizando recursos de informática com excelência e sendo capaz de criar novas soluções.
Um dos desafios mais importantes impostos às organizações da sociedade do conhecimento é o desenvolvimento de práticas sistemáticas para administrar a autotransformação, abandonando o obsoleto e aprendendo a criar o novo.
Compilando todas as informações que você recebeu agora, deve ter chegado à conclusão que não resta alternativa a não ser aprender reaprender. Esse será o desafio constante que cada um de nós irá enfrentar daqui pra frente. Não podemos deixar passar um dia sequer sem reaprendizado.
Desaprender a ser tão coerente, pois a vida é incoerente por natureza e a gente precisa saber lidar com o inusitado.
Esqueçam a coerência, virtude tão exigida pela sociedade. Prefiram a inteligência de saber se posicionar diante de novas situações, novos ambientes e novos relacionamentos.
Nos próximos anos só terão êxito, e poderão alcançar o sucesso, seja em que atividade for, aqueles que hoje estão cuidando de rever suas práticas e seus paradigmas.
As práticas, as posturas e os comportamentos jurássicos atuais estão se tornando obsoletos. Na incrível velocidade do pensamento.
Recicle seu conhecimento. Aprenda, desaprenda e reaprenda.
Somos transformados a partir dos encontros, desde que estejamos abertos e livres para sermos impactados pela idéia e sentimento do outro.
Fonte: administradores.com.br
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