Passamos pelo dia 16 de novembro, quando, o único Prêmio Nobel da língua portuguesa, José Saramago, completaria 90 anos.
Entre as homenagens, está a criação do "Dia do Desassossego"*. Saramago, disse, em várias ocasiões, que escrevia para "desassossegar" seus leitores.
Ao buscar significados para esse "desassossego" em dicionários da língua portuguesa, encontra-se: "falta de sossego; inquietação, perturbação, agitação".
E como desassossegar nossos competidores?
Fortalecendo cada vez mais as vantagens competitivas de uma empresa. Ou seja, quanto mais e melhor uma empresa mostrar seus diferenciais para seus clientes, provavelmente, melhores serão seus resultados – lucro.
E para isso, é fundamental que a empresa tenha um profissional (Inteligência Competitiva) que constantemente esteja buscando antecipar movimentos de mercado, do consumo e dos consumidores.
Ao avaliar novas perspectivas, novos movimentos e levá-los com que seus administradores – gestores tomem uma decisão correta, com menor risco, a empresa dá um salto "quântico", frente aos concorrentes que nada fazem em termos de análise de cenários, monitoramento do mercado e dos clientes.
Voltando a Saramago, Miguel Real, crítico português, avalia que o reconhecimento mundial e a atribuição do Nobel ao escritor português, se devem a três fatores: escrevia para um leitor universal, criou um novo estilo na língua portuguesa e construiu uma literatura empenhada, defensora de causas e denunciadora de situações políticas opressivas.
Observando sua empresa quais os três fatores que a diferenciam dos concorrentes?
Ainda Saramago questionou o poder, a história, a verdade, a justiça e também a Igreja Católica.
Em tendo um profissional na sua empresa que faça esse trabalho de monitorar fatores externos, quais fatores estão sendo questionados?
Os efeitos da crise na Europa, a reeleição do Presidente Barack Obama e seu impacto na América Latina, ou os atrasos nas obras para a Copa ou os mais de três milhões de microempresários?
Por isso, antes de desassossegar os administradores, gestores, líderes da sua empresa, analise se os seus competidores estão em desassossego.
Fonte: administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário