SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gestos e Postura durante a sua apresentação em público



Todo o corpo fala e é através de gestos, atitudes e movimentos que o palestrante comunica mensagens que às vezes são inconscientes, positivas ou negativas, transmitindo ao público nervosismo, calma, timidez, insegurança, entusiasmo, confiança ou despreparo.

A primeira impressão é a que fica e é nos primeiros instantes, quando o orador é anunciado e se dirige à tribuna ou ao palco, que notamos como aparecem os cacoetes.

Muitas vezes, notamos que, nesse momento, o corpo fica rígido e curvado, as mãos se esfregam, o olhar se fixa no chão, no teto ou só em um canto do auditório, enviando diversas mensagens negativas. Assim, ocorre que a mensagem corporal pode comunicar o oposto do que o orador deseja transmitir com a linguagem verbal.

Insistimos: o melhor professor para corrigir tudo isso é a gravação na filmagem. Portanto, filme suas apresentações e depois as assista, corrigindo os defeitos.

Lembre-se, ainda: nos primeiros instantes de sua apresentação, aperte uma mão contra a outra, inspire pelo nariz e solte a respiração pela boca, fazendo pressão nos lábios, levante-se com entusiasmo e caminhe elegantemente, com postura de campeão.

Estabeleça um ritmo para seus passos, pois pressa é sinônimo de insegurança, nervosismo e desequilíbrio emocional.

Para transmitir uma postura de campeão, imagine um fio de nylon invisível esticando a ponta dos seus cabelos ao teto.

Mantenha os ombros levantados e espalhe a visão sobre o público, transmitindo serenidade e naturalidade.

Evite andar apressadamente de um lado para o outro com se fosse uma fera no zoológico, movimentar-se dançando como um "João bobo", ou imitar um lutador de boxe, indo e voltando sem parar.

Você não precisa ficar imóvel como uma estátua; se desejar, poderá caminhar naturalmente olhando para o auditório e interagindo com o público, especialmente se a apresentação for após o meio-dia (sua movimentação no palco ajudará a espantar o sono dos ouvintes).

A dica mais importante é:

Use a naturalidade nos gestos e postura combinando com a sua apresentação.

Todos vão adorar a sua palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário