SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EI VOCÊ AI...

tirone-desesperado-com-a-situacao-do-palmeiras

20 dicas de ouro



Dica de OURO nº 01/20 - ACORDA, LEVANTA!
Pesquisas comprovam, os ‘madrugadores’ têm um nível de sucesso maior que os demais. Enquanto seus concorrentes ainda dormem, você já viu o sol nascer, está envolto em silêncio e tranquilidade, tomou café, por isso, certamente estará pronto para arregaçar as mangas e começar a trabalhar. A recompensa vem no final de cada dia, quando você pode relaxar e passar mais tempo com a família ou os amigos. Dica de
OURO nº 02/20 – VAMOS ARRUMAR A “CASA”?
Início de mês. Quer época melhor para dar aquela arrumada na casa? Sim, mas não basta simplesmente limpar, é preciso se livrar do velho e abrir espaço para o novo. Organizar, arrumar e colocar as coisas no lugar certo. Num ambiente limpo, claro, arejado e bem organizado as pessoas têm maior disposição para o trabalho e convivem de forma mais harmoniosa. Experimente, até a nossa mente produz mais e melhor.
Dica de OURO nº 03/20 – PRATIQUE A CONSIDERAÇÃO
Lembre-se das pessoas que fizeram algo por você e procure retribuir com carinho. Sempre que possível, faça algo para demonstrar que sente gratidão e respeito. Praticar a consideração pelo próximo é saber que sempre, quando precisar, terá pessoas com quem contar. Procurar as pessoas somente nos momentos de necessidade o tornará um chato interesseiro.
Dica de OURO nº 04/20 – TOME CONSCIÊNCIA DO SEU VALOR
Compreender o próprio valor é fundamental. Afinal, chega uma hora em que temos que admirar os frutos de nosso trabalho, as nossas atitudes acertadas e, sobretudo orgulhar-se das decisões bem tomadas. Sempre vai haver um tempo de compreender o valor e a importância que temos. Quando você se vê como uma pessoa única, dotada de tantas qualidades que você nem mesmo percebia, toma consciência de que é especial.
Dica de OURO nº 05/20 – COMPROMETIMENTO A CHAVE DO ÊXITO
Anote aí a fórmula mágica para você se sair bem em qualquer área da sua vida. A fórmula se chama comprometimento. Sim! E a melhor escola para se tornar uma pessoa mais comprometida é praticando. Trabalhar “de corpo presente”, ou seja, executar suas tarefas com empenho e responsabilidade. A partir daí vai perceber que irão surgir forças e oportunidades que jamais havia imaginado.
Dica de OURO nº 06/20 – ELEJA UM MENTOR
A palavra mentor é tradicionalmente associada à figura de um senhor de cabelos brancos, dotado de imensa sabedoria. No entanto, se você estiver aberto para ouvir conselhos e aceitar feedback, terá a sorte de conhecer mentores das mais variadas idades e profissões. Mentores podem ser amigos, pais, professores ou até ex-colegas de trabalho, enfim... Alguém com quem possa estabelecer um vínculo de confiança e amizade que poderá, inclusive, ajudá-lo a realizar suas metas.
Dica de OURO nº 07/20 – SUPERE EMOÇÕES NEGATIVAS
Jamais fomente pensamentos negativos a respeito das pessoas próximas a você. Lembre-se da lei da natureza: Odeie e receberá ódio em troca. Pratique o bom exemplo, o autocontrole e, sobretudo seja mais resiliente. Produza pensamentos puros e torne sua mente forte, dizendo a si próprio: “Eu sou capaz de mudar!” Proponha a si mesmo fazer uma reforma interior e mude.
Dica de OURO nº 08/20 – SEJA O SOL!
Abra seus horizontes e procure fazer as pequenas coisas do dia a dia de maneira extraordinária. Concentre sua atenção no seu interior e busque, em todo o seu repertório, maneiras de transmitir as pessoas o que há de melhor em você.
Dica de OURO nº 09/20 – AFASTE-SE DO DESTRUTIVO
Amizades interesseiras/falsas, gente grosseira e pessoas que não acrescentam nada de positivo em nossas vidas, estas devem ser eliminadas. Talvez seja doloroso assumir, mas há relacionamentos que somente contribuem para nossa estagnação ou declínio.
Dica de OURO nº 10/20 – DEFINA METAS
Disse Sêneca: "Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai." É a mais pura verdade. Uma pessoa sem metas definidas está sujeita as intempéries da vida. Já quem possui objetivos específicos consegue com maior facilidade traçar planos para alcançá-los.
Dica de OURO nº 11/20 – OBTENHA INDEPENDÊNCIA
Pessoas dependentes estão sempre insatisfeitas e com muita facilidade culpam os outros por seus insucessos. Portanto, pense como é bom ter liberdade para escolher. Obviamente muitas pessoas não optam por uma vida plena, afinal liberdade requer responsabilidade, não é? Obter independência ajuda você a desenvolver mais sua autoconfiança e consequentemente tornar-se uma pessoa mais assertiva e mais feliz.
Dica de OURO nº 12/20 – VOLTANDO A SER CRIANÇA
Sempre que um adulto resolve fazer algo divertido como passar o dedo no glacê do bolo ou dar um “tchibum” na piscina; logo alguém repreende “Voltou a ser criança?” – Como se fosse completamente irresponsável ou transgressor. No entanto, esta energia brincalhona revela que este adulto é muito mais saudável e criativo do que se imagina. ‘Ser criança’ é acessar em si uma fonte incrível de energia, entusiasmo, otimismo e alegria. É poder brincar e sorrir despreocupadamente.
Dica de OURO nº 13/20 – PARCERIA DE VERDADE
Sabe, quando todos ganham? Em trabalho, oportunidade, reconhecimento, retorno financeiro e etc. As verdadeiras parcerias são assim, proporcionam as partes satisfação, nunca preocupação. Alie-se aos que lhe permitam crescer e prosperar!
Dica de OURO nº 14/20 – UMA HORA A “SORTE” MUDA
Não desista dos seus objetivos quer sejam pessoais ou profissionais. Se algo não vai bem, não funciona ou acontece na primeira, não se desespere nem desista. Pode acontecer na segunda, terceira, quarta... Enfim, o importante é não desanimar. Por mais difícil que seja uma situação, é fato, uma hora a “sorte” muda.
Dica de OURO nº 15/20 – OBTENDO RECONHECIMENTO
Obter reconhecimento por um trabalho benfeito, ser aplaudido por conseguir concretizar um projeto é realmente gratificante. Entretanto, na maioria das vezes, isso não ocorre. Mesmo assim devemos expor tudo o que temos de melhor. É importante não desanimar, saber que sempre vale a pena empenhar-se. O reconhecimento pode não ser imediato. Porém, mais importante do que obter reconhecimento, é se dar o próprio valor.
Dica de OURO nº 16/20 – VOCÊ COLHE O QUE PLANTA
Obviamente cada um semeia a sua maneira, cuida e colhe no tempo certo. Acredito que o grande problema é quando a pessoa não planta e acaba comendo a semente. E depois, colhe o que? O seu próprio cocô? Enfim, problema, digo, colheita de cada um.
Dica de OURO nº 17/20 – GUERRA E PAZ
Engraçado, às vezes não damos a devida atenção à tranquilidade, a calmaria, a verdadeira paz. Fugimos a sete pés do estresse, das turbulências, mas quando finalmente encontramos paz não sabemos valorizar. Tem gente que não consegue distinguir e reclama que ficar em paz é tedioso.
Dica de OURO nº 18/20 – LIDANDO BEM COM FRUSTRAÇÕES
Muitos estudiosos afirmam que nossas frustrações, mágoas e irritabilidade são proporcionais àquilo que esperamos dos outros; quanto mais esperamos, mais sofremos. É por isso que muitas pessoas se encontram “em maus lençóis”, simplesmente por fazer as coisas sempre esperando retribuição. Então não devemos esperar nada de ninguém? Não, não devemos, pois quanto mais esperamos mais corremos o risco de nos frustrarmos.
Dica de OURO nº 19/20 – VOCÊ É UM PROCRASTINADOR?
Esse negócio de adiar, postergar e deixar para amanhã o que se pode fazer hoje tem que acabar, não é mesmo? Fatores como ansiedade, baixa autoestima e uma mentalidade autodestrutiva contribuem para a descontinuidade de nossas ações. Muitas pessoas não percebem e passam a vida toda se frustrando por não conseguir realizar ou concluir nada. Procrastinação é uma condição comportamental que pode e deve ser tratada já!
Dica de OURO nº 20/20 – INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
Melhorias e progressos tanto a nível profissional como pessoal, quem não deseja? Entretanto, muitas das “coisinhas” que nos acontecem no dia a dia transformam-se em “coisonas”, verdadeiros monstros que nos tiram o sono. Independentemente de nossas crenças é importantíssimo mantermos certa inteligência espiritual. Capacidade de compreensão que nos permite enxergar além das coisas naturais.

As manchetes desta quarta



- Globo: A metrópole ilhada – NY: sem metrô, no escuro e alagada após o furacão
- Folha: Um policial é morto a cada 32 horas no Brasil
- Estadão: ‘Não faço toma lá dá cá’, diz Haddad sobre apoios
- Correio: Drible na lei acelera carteira de motorista
-Valor: Múltis brasileiras refreiam a expansão internacional
- Estado de Minas: Obras de Confins estão nove meses atrasadas
- Zero Hora: A tempestade de US$ 45 bilhões

CADA UM



Cada um tem de mim exatamente o que cativou,e cada um é responsável pelo que cativou, não suporto falsidade e mentira, a verdade pode machucar, mas é sempre mais digna. Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.” (Charles Chaplin)

terça-feira, 30 de outubro de 2012

MULHERES AO VOLANTE



Líder! Eu?



"O líder promove autoestima e automotivação, faz com que seus liderados sintam prazer em seguir os seus passos" (Fábio Azevedo)


Líderes surgem, crescem, aparecem, não se auto intitulam, líderes são reconhecidos e seguidos, colocados no topo, o verdadeiro líder não busca a liderança, ele a executa de fato, com instinto e também com habilidades e competências, que podem ser adquiridas, compreendidas, mas não pré-concebidas!

Liderar é muito mais do que simplesmente dar ordens, apontar o dedo, mandar fazer. Um líder puxa a fila, dá o exemplo, e pode ser servidor sim, mas precisa inspirar confiança, identificar habilidades e aprender a diferença entre os desejos e as necessidades de seus liderados. Comandar é uma competência que pode e deve ser adquirida, mas floresce dentro daqueles que muitas vezes, só possuem o instinto da liderança.

A ex-primeira ministra britânica Margareth Thatcher, tinha uma frase excelente que exemplificava muito bem esta situação, ela dizia: "Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é."

E você, será que é um líder? Será que gostaria de ser? Está disposto a pagar o preço? Pois bem, se disse sim para estas perguntas, seja bem vindo ao time dos que pegam literalmente no pesado, que se preocupam com o todo, que sempre trabalham mais do que os outros e que procuram sempre ser o exemplo a ser seguido. Mas não se preocupe, se você entrou para este time suas recompensas virão em breve, como diria James C. Hunter, autor de "O Monge e o Executivo", "Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla." Por isso, vale lembrar que a filosofia oriental nos diz que: "uma jornada de quinhentos quilômetros começa com um simples passo", e você que acabou de identificar que possui o desejo de liderar, está apenas no início da caminhada.

Um líder nato costuma ter sobrenomes como: Iniciativa, perseverança, objetividade, paciência, flexibilidade, sensatez, justiça, positivismo e compromisso. Qualidades assim estão sempre presentes naqueles líderes reconhecidamente bem-sucedidos, que lideram por prazer e satisfação, que sentem e fazem o que precisa ser feito, independente da quantidade de carga que terão de assumir.

O líder promove autoestima e automotivação, faz com que seus liderados sintam prazer em seguir os seus passos, promove alegria e satisfação no ambiente em que atua, contagia a todos com seu alto nível de motivação, desta forma, sempre colhe lucros, gera resultados e mantém todos os que lidera na mesma direção, rumo ao mesmo objetivo em comum.

Aquele que lidera, possui comunicação direta, objetiva e franca, sempre dizendo ao liderado o que deve ser dito, sem delongas, sem pormenores, pois somente assim, suas palavras terão o efeito necessário e sua visão será compreendida. Em contrapartida, sempre sabe a hora de fazer elogios, de incentivar, de mostrar reconhecimento pelo trabalho bem feito, pois todo e qualquer liderado adora quando o seu líder lhe agradece e o elogia pelo trabalho bem desempenhado. Este simples gesto pode transformar um homem e revolucionar uma empresa, pois o elogio é o combustível do liderado dedicado.

O autor do best seller, Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen Covey, durante uma apresentação no HSM Expo-Management disse: "A liderança é o poder de comunicar às pessoas o potencial de cada uma delas, é saber incentivar as pessoas a encontrarem a própria voz, o seu próprio caminho". Essa frase fantástica resume o conceito de liderança, e nos faz pensar na importância da figura do líder no mundo dos negócios, mas líderes não existem somente no universo corporativo, eles também se destacam em áreas como: esporte, música, dança, teatro, religião, literatura, enfim, uma série de outros universos paralelos, nos quais a presença do líder é fundamental.

Um líder que objetiva o sucesso possui um estilo de liderança 360º, pois seu poder de influência abrange desde o seu chefe até o colaborador com atribuições mais simples no processo hierárquico, mas isso só acontece quando o líder faz seu trabalho com excelência, entrega resultados, metas e objetivos cumpridos.

Steve Jobs, o empresário co-fundador de empresas como Apple, NeXT Computer e Pixar estúdios, foi um dos principais exemplos de um líder 360º, pois com suas ideias revolucionárias, seu carisma e estilo totalmente atípico, defensor de uma política industrial que valoriza a inovação e o design de seus produtos, ele conseguiu transformar colaboradores em verdadeiros devotos de seus conceitos, seu poder de influência foi tão grande que chegou a ser comparado com fanatismo, sua liderança extrapolou os limites de sua atuação corporativa, conseguindo conquistar o consumidor final, que idolatra os seus produtos e suas ideias como se ele fosse um verdadeiro Deus da genialidade, provando que sua estratégia de liderança realmente produziu resultados e atinge todas as direções.
Para você ser um líder, sua principal tarefa a partir de agora será ouvir, observar, servir, executar e concluir! Assim, seus passos serão seguidos, sua voz será ouvida, sua energia influenciará a todos em sua volta, e naturalmente sua liderança será conhecida e reconhecida.
Sucesso sempre!

Ser Feliz



Ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações. É ser alegre, mesmo se vier a chorar;  É nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos; É dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque; É sempre ser jovem, mesmo se os cabelos embranquecerem. É contar histórias para os filhos, mesmo se o tempo for escasso; É amar os pais, mesmo se eles não compreenderem; É agradecer muito, mesmo se as coisas derem erradas; É transformar erros em lições de vida; Ser feliz é sentir o sabor da água, sentir o frescor de uma brisa a tocar-lhe o rosto, é sentir o cheiro de terra molhada; É extrair das pequenas coisas, grandes emoções; É encontrar todos os dias, motivos para sorrir, mesmo que não existam grandes fatos; É rir de suas próprias tolices; É não desistir de quem se ama, mesmo se houver decepções; É ter amigos para pedir consolo e dividir alegrias; É agradecer a Deus pelo espetáculo da vida… E perceber o quanto é fácil e simples ser feliz.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ESTUDANDO PARA PROVA

As manchetes desta segunda



- Globo: Eleições 2012 – Partidos ficam sem hegemonia nas capitais
- Folha: Haddad é eleito prefeito de SP; poder se fragmenta pelo país
- Estadão: Haddad é o novo prefeito de SP em vitória pessoal de Lula
- Correio: PT leva São Paulo e teme avanço do PSB
- Valor: Eleição dá ao PT gestão de R$ 77 bi
- Estado de Minas: Uma virada dois turnos e três partidos
- Zero Hora: 2º turno – Lula emplaca Haddad com 56% dos votos

Prepare-se para a glória



Esparta, Grécia, em algum dia por volta do ano 480 a.C.. O lendário Rei Leônidas está entretido ensinando técnicas de batalha para o seu filho Plistarco. Ao terminar a sessão de treinamento, Leônidas recomenda ao garoto: "A verdadeira força de um espartano é o guerreiro ao seu lado. Respeite-o e honre-o, e será retribuído."
O filme é 300, que se baseia na clássica graphic novel de Frank Miller que, por sua vez, baseia-se na história da Batalha das Termópilas, um dos muitos confrontos das Guerras Médicas, como ficou conhecido o longo período de confrontos bélicos entre os gregos e os persas. Nessa emblemática batalha, Leônidas liderou um pequeno grupo de soldados espartanos (os 300 do título) contra o exército de Xerxes, o "deus-rei" persa, estimado em mais de 300 mil homens.
Tanto a história original quanto a romanceada nos quadrinhos e no filme nos remetem a importantes lições de estratégia, liderança e bravura. Visto com olhos de administrador, 300 revela-se uma obra-prima de gestão, conduzindo o espectador através de um verdadeiro case de storytelling que revela preciosos links entre teoria e prática.


Espartanos nunca recuam.
Espartanos nunca se rendem.

Os valores de respeito, honra e coragem são talhados no espírito dos espartanos desde a mais tenra idade. Ao chegar à fase adulta, toda essa carga de princípios passa a nortear a conduta dos espartanos ao longo da vida. "Não existe brandura em Esparta", diz o narrador do filme. "Não há tolerância para a fraqueza. Apenas os implacáveis e fortes podem denominar-se espartanos. Apenas os implacáveis e fortes".
Ao receber um mensageiro persa que vem "solicitar" a submissão de Esparta ao rei Xerxes, Leônidas repousa seu olhar pensativo sobre os cidadãos à sua volta. Homens, mulheres, crianças, idosos. Eles lhe devolvem o olhar, mas com aflição, esperando a decisão de seu líder. São apenas alguns segundos de reflexão para vir à tona os ideais espartanos de liberdade, justiça e esperança. Espartanos nunca recuam. Espartanos nunca se rendem. "This is Spartaaa!", brada Leônidas, empurrando o mensageiro para a morte em um imenso fosso. Um ato de guerra. A batalha é iminente.
Impedido pelas leis espartanas de reunir um exército para combater as forças de Xerxes, Leônidas reúne 300 de seus melhores guerreiros e marcha para as Termópilas (do grego "portas quentes"), um estreito desfiladeiro pelo qual o exército persa teria que, obrigatoriamente, passar para chegar a Esparta. A ideia era fazer uso da própria geografia da região para conter o avanço dos persas. Ao utilizar a topografia do ambiente como recurso estratégico, os gregos conseguiram diminuir sua fraqueza numérica, impelindo fortes perdas ao exército inimigo durante longos dias de batalha.
No mundo contemporâneo, existe um foco exacerbado em nós mesmos: eu preciso me preparar, eu preciso conquistar meus objetivos, eu preciso vencer os concorrentes. Eu, eu, eu... 300 ensina que, sim, é fundamental esse preparo individual - algo que, na Grécia Antiga, começava, inclusive, nos primeiros anos de vida. Entretanto, é o trabalho em grupo e o foco no conjunto que revelam a grande força dos espartanos. Um todo muito maior que a soma das partes.
Logicamente, a coesão do grupo seria impossível sem a figura de seu líder. Apesar de ser o rei - posição que, naturalmente, já confere poder e comando sobre os demais, Leônidas é a personificação dos valores e ideais espartanos (ou da "organização", seguindo o nosso paralelo). Sua conduta é o espelho onde todos buscam se enxergar. Ao mesmo tempo em que é grande, Leônidas é humilde. Importa-se sinceramente com todos de seu grupo e reconhece a importância, o talento e a bravura de cada um. Leônidas desperta respeito, admiração e inspira seus guerreiros a darem o melhor de si. Um dos espartanos, momentos antes de sua morte no campo de batalha, olha para Leônidas e diz: "é uma honra morrer ao seu lado". E ele lhe responde: "foi uma honra ter vivido ao seu".
Xerxes, por sua vez, é uma espécie de CEO inatingível de uma imensa multinacional. Para descer do seu trono, utiliza a cabeça de seus escravos como degraus. Um a um eles se curvam para que o seu sagrado rei possa ter onde pisar com segurança até chegar ao chão. Autodenomina-se "deus-rei". Autoritário e tirano, ordena decepar as cabeças de seus generais se estiver descontente com os resultados. Inspira medo e temor, nada além disso. "Você tem muitos escravos, Xerxes, mas poucos guerreiros", disse-lhe Leônidas. "Não demorará muito para que temam mais minhas lanças que seus chicotes", completou o espartano.
Após vários dias de batalhas, os 300 de Esparta finalmente sucumbiram. O que parece ter sido uma massacrante derrota foi, na verdade, uma grande vitória dos gregos. Os espartanos infligiram grandes perdas aos persas e atrasaram a sua marcha de conquista da Grécia, o que permitiu a reorganização do exército grego e a sua posterior vitória. "O mundo saberá que homens livres enfrentaram um tirano. Que uns poucos enfrentaram muitos e, antes dessa batalha terminar, que até um deus-rei pode sangrar", profetizou Leônidas. E assim foi.
Leônidas e seus 300 guerreiros ensinaram ao mundo que com inteligência estratégica e um pequeno grupo de pessoas extremamente preparadas e que compartilham um ideal comum, somos capazes de enfrentar inimigos (ou concorrentes) muito maiores. "Lute primeiro com a cabeça; depois, com o coração", recomendaria o rei espartano. Esteja preparado para a glória.

Fonte: administradores.com.br

Mário Quintana...




” Não quero alguém que sofra de amor por mim. Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim… Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim… Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível. E que esse momento será inesquecível. Só quero que meu sentimento seja valorizado. Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre. E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor. Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto. Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou… ”

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SOBRE CERVEJA

O Executive Coaching como catalisador de mudanças



O executive coaching ou coaching para profissionais, é algo muito simples de explicar - assim como no esporte o treinador ajuda o atleta a melhorar seu desempenho, o executive coach diante do coachee, o auxilia no desenvolvimento profissional. Mas, mesmo sendo assim tão simples, frequentemente me deparo com perguntas do tipo: se eu sou a melhoria que desejo alcançar, e se a mudança que preciso processar está dentro de mim, por que preciso de um coach? Que valor que ele agregaria a este movimento? Por que eu não faria isso sozinho?
Para responder a estas perguntas os convido a pensar num catalisador. Na química o catalisador é uma substância introduzida num sistema com o objetivo de aumentar a sua velocidade de reação. Alcançado o objetivo, o catalisador é removido, sem que provoque qualquer prejuízo no sistema, mantendo em ação todos os ganhos já adquiridos.
Este paralelo entre coaching e catalisador dá uma visão muito própria do papel do coach na sua vida profissional. É sabido que algumas pessoas são mais bem sucedidas do que outras e muitas vezes ouvimos as mais diversas justificativas como "nasceram em berço de ouro" ou "estavam no lugar certo, na hora certa". Porém, algumas pesquisas como a realizada por Napoleon Hill com 16.000 pessoas e publicada em seu livro A Lei do Triunfo, esses mitos foram desconstruídos e chegou-se à conclusão de que o sucesso não tem a ver com quem são esses profissionais, mas com o que eles fazem com as ferramentas que possuem.
O papel do executive coach é promover, em cocriação com seu cliente, condições positivas para que as mudanças que dificilmente ocorreriam sem o envolvimento efetivo de um coach, aconteçam num ambiente seguro. E o que é mais valioso, os efeitos dessas mudanças continuarão ocorrendo mesmo após a conclusão do processo de coaching.
Desta forma, o executive coach enquanto elemento catalisador, pode contribuir significativamente para acelerar as mudanças necessárias, auxiliando o coachee a despontar para o sucesso.
Mas como isso se daria?
Primeiramente o coach se certificará de que o objetivo esteja claro e específico. O cliente é desafiado a ser o mais consistente possível nesta etapa, eliminando qualquer chance de imprecisão ou dúvidas.
No início do processo é comum que o coachee ainda não tenha um objetivo traçado, mas sabendo-se que este é um fator crítico para o sucesso do coaching, a ele será dada a devida atenção para que se estabeleça o propósito do trabalho com o máximo de precisão e alinhamento.
Estando o objetivo definido, seguimos para firmar o compromisso e isso nada mais é do que tornar o coachee responsável por seu movimento. A procrastinação é o maior sabotador de qualquer objetivo, e o cliente deve assumir o compromisso, com ele mesmo, de agir pontualmente no desdobramento do processo, pois disso dependerá a fluidez de cada sessão. Nos encontros, que poderão acontecer semanal ou quinzenalmente, o coachee prestará contas dos passos dados na direção do objetivo, e as tarefas executadas serão avaliadas a partir do fluxo e refluxo contínuo de feedback, entre coach e coachee.
Mas uma ação como o coaching para ser bem sucedida também precisa estar, frequentemente, mensurando a performance do cliente. Este é um mecanismo essencial no sentido de medir o desempenho, mantendo-o focado e consciente do seu papel diante do que precisa ser executado. E é neste momento que o coach exercerá a pressão externa e positiva da qual o cliente precisa para avançar na direção de suas realizações.
Não menos importante, vale abordar agora o ponto do executive coaching em que o cliente é levado a refletir sobre o que é capaz de realizar e sobre o impacto de suas crenças no desenvolvimento de sua carreira. Todos nós temos crenças limitantes que determinam muitas coisas em nossa vida, inclusive o quanto avançamos na direção de nossas metas, e é o trabalho de um coach que mostrará ao profissional que ele pode ir além do que pensa ser capaz.
Crescer e superar-se geralmente causa algum incomodo, mas é enfrentando os desafios mais significativos que evoluímos profissionalmente e o coach, com suas ferramentas eficazes e bem aplicadas, poderá minimizar sobremaneira os efeitos desse incomodo, apoiando e oferecendo condições criativas e estimulantes para a obtenção dos melhores resultados.
Todos nós precisamos de estímulos, precisamos visualizar com clareza os benefícios que justifiquem os esforços e os novos movimentos. Por isso motivar, inspirar, persuadir e desafiar o cliente de forma a mantê-lo sempre conectado é a maior de todas as justificativas para se ter um coach.
Os maiores profissionais de todos os segmentos têm ou tiveram um coach. Fazer coaching é para pessoas que almejam o sucesso, para aquelas que buscam a superação de si mesmas, tornando-se cada vez mais diferenciadas num mercado de trabalho altamente competitivo e voraz.
O coaching é um processo direcionado. Visa concentrar esforços no que efetivamente contribuirá para o resultado desejado, e o executive coach garantirá que o coachee mantenha o foco no que vai verdadeiramente agregar valor ao seu objetivo.
Não raro identifico em meus clientes uma tendência natural de focar nos problemas ou nos fatores que obstruem o caminho, e o meu papel como coach é, com habilidade, auxiliá-los na ressignificação disso, buscando eliminar o hábito de acomodar pensamentos negativos, gerando neles uma nova e poderosa perspectiva deles mesmos e do que lhes contextualiza.
Você deseja o sucesso? É claro que sim, então se motive a encontrar o seu coach, para que possa rapidamente alcançar todo o sucesso que você merece.
Ah e lembre-se, você não precisa mudar quem você é, precisa mudar apenas o que você faz, e o coach é o catalisador que promoverá, junto com você, esta feliz mudança.
Agora responda para si mesmo: você é o melhor profissional que poderia ser?

Fonte: Administradores.com.br

Frustração



A frustração pode ser um círculo vicioso e descendente. Se você se frustra  com o seu trabalho, este se torna ainda mais difícil, o que leva a mais  frustração. Quando você se frustra com as ações de outras pessoas, suas atitudes freqüentemente reforçam o comportamento ofensivo delas, o que  aumenta sua frustração. Na frustração existe ressentimento, mas também o desejo de melhorar.  Esqueça o ressentimento. Ele só serve para tornar a situação ainda pior.  Em vez disso, concentre-se na motivação necessária para transformar essa situação em algo proveitoso. Use a energia da sua frustração não para responder com raiva e  ressentimento, mas para seguir em frente de maneira positiva. Não veja  sua frustração como uma desculpa para sentir pena de si mesmo. Considere-a como uma forma de identificar oportunidades de crescimento  em sua vida. Esforce-se para eliminar o ressentimento e a autopiedade da sua  frustração, e ela se tornará uma força poderosa e positiva.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ESTAGIOS


Orçamento Familiar



As notícias não são nada animadoras para aqueles que habitualmente não pagam o total da fatura de seus cartões de crédito. Embora a taxa SELIC (que é considerada a taxa básica de juros da economia) esteja em declínio, os juros cobrados pela utilização do crédito rotativo dos cartões de crédito tem subido.

De acordo com a recente pesquisa divulgada pela associação de defesa de consumidores Proteste, os juros anuais tiveram uma média de 12,77% ao mês, o que corresponde a 323,14% no período de um ano.


Isso quer dizer que quem não faz o pagamento integral da sua fatura do cartão de crédito terá que arcar com uma taxa de juros altíssima, colaborando para o lucro elevado das administradoras de cartão.
Entretanto o problema é muito mais amplo do que isso. Infelizmente boa parte das famílias brasileiras não tem o costume de adotar um orçamento que controle as suas receitas e, principalmente, suas despesas, fazendo com que seus gastos sejam feitos de forma descontrolada.
Os gastos descontrolados geram endividamento que muitas vezes poderia ser evitado, ou seja, pela simples falta de controle das nossas finanças pessoais acabamos utilizando o limite do cheque especial ou pagando de forma parcial a fatura do cartão de crédito. E a cada vez que pagamos juros para uma instituição financeira ou administradora de cartão de crédito deixamos de formar a nossa própria riqueza.
Para compreender esta ideia da formação da nossa própria riqueza, vamos pensar na seguinte situação hipotética (mas que é bem próxima da realidade de boa parte da população brasileira): uma determinada família paga anualmente a importância de R$ 2.000,00 a título de juros do cheque especial e do seu cartão de crédito (uma média de R$ 166,00 por mês). Se este montante foi pago aos bancos e cartões de crédito, ele serviu para formar a riqueza destas empresas, contribuindo assim para a formação do seu lucro.
Por outro lado, se ao invés de pagar juros esta família adotar um orçamento mensal e controla-lo de forma eficaz, estes R$ 2.000,00 por ano passarão a servir para a formação de poupança e para o consumo consciente. Agora imagine só este valor anual corrigido monetariamente por um período de 5, 10, 20 ou 30 anos!!
Os juros compostos, que "magicamente" se encarregam de fazer com que esta poupança cresça ao longo do tempo, são exatamente os mesmos que fazem as nossas dívidas crescerem de forma exponencial quando não quitamos os nossos compromissos financeiros integramente. Esta é a chamada "bola de neve", que devemos fugir a qualquer custo, sob pena de sermos atropelados.

A boa notícia é que com boa vontade, disciplina e um pouco de organização o controle do orçamento familiar é algo muito fácil e que proporciona um resultado bastante satisfatório logo no primeiro mês de sua utilização.
Com a adoção do orçamento familiar podemos facilmente identificar eventuais desperdícios de dinheiro e gastos que estão sendo feitos sem nenhum controle. O passo seguinte é controlar o orçamento para que os gastos mensais não fujam do que foi previamente estabelecido. Por fim, paralelo ao controle, a família deverá poupar os recursos excedentes para constituir a sua poupança, que poderá ser utilizada para a realização dos sonhos desta família (como trocar de carro, fazer uma viagem ao exterior ou mudar para uma casa mais espaçosa).
Tudo é possível, desde que haja comprometimento e envolvimento de todos. Basta planejar e poupar para que o sonho possa ser realizado. Entretanto, sem a adoção de um orçamento, nada disso poderá ser feito.
É impressionante a quantidade de famílias que estão absolutamente endividadas em nosso país.
Precisamos mudar este cenário rapidamente, educando os brasileiros no sentido de fazer um melhor controle das suas finanças pessoais e familiares e alertando sobre a importância e os benefícios que a poupança de recursos traz para todos a longo prazo, incluindo para o Brasil.

Fonte: administradores.com.br

Vinganças



Mesmo que você não possa amar a seus inimigos, ame – pelo menos a você  mesmo. E use esse amor por você mesmo para não permitir que seus  inimigos controlem a sua felicidade, a sua saúde e a sua vida. Quando você odeia seus inimigos, está dando a eles poder sobre você mesmo: sobre seu  sono, seu apetite, sua pressão arterial, sua saúde, sua felicidade. Passar dias e noites se preocupando em como desforrar-se deles,  arquitetando vinganças mirabolantes, só faz mal a você mesmo. O seu ódio  não causa efeito a eles, mas faz com que seus dias e suas noites se  transformem em verdadeiros infernos. Um meio para acabar com esse sentimento ruim e devastador é perdoar  seus inimigos e esquecê-los. Para chegar a isso, passe a dedicar-se a  alguma coisa infinitamente maior do que o mero desejo de vingança. E, para cultivar uma atitude mental que traga paz e felicidade, lembre-se  desse princípio: nunca procure vingar-se de seus inimigos porque, se o  fizer, vai ferir mais a si mesmo do que a eles; não desperdice um minuto  sequer falando ou pensando em pessoas que não o agradam.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DIZER NÃO



As diferenças entre o empreendedor e o gestor




O primeiro impulso após ter um sonho de empreender é acreditar, e muito além de acreditar é colocar a mão na massa. Trabalhar e trabalhar... Quem acredita que sendo empreendedor vai trabalhar menos, que como colaborador de uma empresa, está profundamente enganado. Se o que te move a empreender, é o pensamento de trabalhar menos, muito provavelmente terá uma grande decepção.

Recentemente assisti a um vídeo do grande Silvio Santos, um dos maiores comunicadores e empreendedores que conheço. No vídeo ele fala de forma bem informal para seus colaboradores, deixa bem claro, entre outras dicas, a que considero mais simples e mais profunda que é:
"Só não segue o objetivo, quem acredita que as coisas são fáceis. Todas as coisas são difíceis, todas as coisas tem que ser lutadas. Quando você consegue uma coisa fácil, desconfie, porque ela não é tão fácil quanto parece. Continue trabalhando, continue apostando na sua intuição, continue com os pés no chão. Não se importe com que sua esposa fala, com que seus filhos falam, com que seus amigos falem. Se importe com que você vive no dia-a-dia. Pelo menos foi assim que eu conseguir ir de camelô a banqueiro" 1
Silvio Santos
O ser empreendedor é um ser de comportamentos específicos, confunde-se comumente gerir um negócio com empreender, e nada tem em comum. O administrador é um profissional moldado em esforço no estudo de técnicas administrativas, comprovadas após utilizadas em organizações.
O empreendedor é motivado pelo comportamento e atitude, é alguém que gosta do imprevisto, do risco, da instabilidade de empreender. Certa vez ouvi um amigo dizer que empreender é solitário, e é mesmo, pois as decisões são solitárias. Empreender é absorver as dificuldades, a instabilidade de um ambiente e transformá-lo virtualmente em um ambiente seguro e confortável para quem não consegue lidar com essas variáveis.
Todo os administrador pode ser um empreendedor, mas o empreendedor nem sempre é um bom administrador. Muitos empreendedores quebram por não aceitarem que não são bons gestores e não terem humildade para reconhecer tal fato, procurando aperfeiçoamento ou ajuda de um profissional, de um administrador.
Uma pesquisa do Sebrae2 demostrou que das empresas que se tornaram inativas, 68% tiveram como motivo declarado a dificuldade com habilidades gerenciais.
Estas pesquisas comprovam que fazer um negócio acontecer, é uma coisa e mantê-los saudáveis, depende muito de capacidade gerencial. Neste ponto que reforço a importância do profissional de gestão, capacitado para tal.
O empreendedor pode até gostar de gerir, mas geralmente gosta mais de empreender e são coisas quase que antagônicas, em devidos momentos, atitudes empreendedoras, se olhadas pelo prisma da teoria administrativa, não passaria de total loucura. Posso falar isso, pois, estudei sete anos de administração de empresas e se me dissessem, ainda nos bancos acadêmicos, que tomaria decisões baseadas em intuição, eu consideraria essa pessoa um herege corporativo.
O empreendedor muitas vezes se vale de intuição e bom senso, para assumir o risco, fatores totalmente subjetivos o movem. O que é bom senso para mim, pode não ser para o outro. O empreendedor oferece soluções antes de serviços, vende pelo resultado e nunca pelas características de seu produto/ serviço. Ser empreendedor é uma cultura.
A maioria dos empreendedores cruzaram em seu caminho pelo fracasso, mas se temos 68% de empresas que quebram antes dos quatro primeiro anos, por que não somos comumente defrontados com história de fracasso?
Pesquisando no Google por Histórias de Sucesso ceguei a 7.690.000 resultados contra 1.290.000 de histórias de fracassos. Sabe por que isso acontece?
Espera aí! se somente 32% das empresas sobrevivem nos primeiro quatro anos, por que tão poucas histórias de fracasso? não deveria ser ao contrário?
Essa discrepância estatística se deve ao fato de que o empreendedor conta seus insucessos pela vitória, ou seja, o fracasso foi só uma etapa para conquista da vitória. O empreendedor é resistente ao fracasso e faz dele trampolim para a vitória.
O empreendedor é focado no reconhecimento, até aceita o dinheiro como medalha, mas seu prazer é pela competição. O empreendedor é meio como um atleta, é tolerante a falhas, mas é obcecado pela vitória.
Quando a rotina começa é hora de um empreendimento novo. Esse é o ser empreendedor.

Fonte: administradores.com.br

Um Dia Inteiramente Seu



Perceba que mais um dia começou e, que bom, ele é todo seu. Perceba que  você tem o tempo em suas mãos e, mesmo quando atolado em problemas,  a vida espera que você tome as decisões para seguir em frente. Perceba que se você ficar deitado, com medo da vida, com medo até do ar  que respira, tudo ao seu redor vai parar. Perceba que você é o capitão de  um navio cuja rota e destino dependem de suas atitudes. Perceba que culpar a situação, a crise e as pessoas é a nossa primeira reação de  defesa quando sentimos que perdemos o comando do nosso navio, e que  para retomar o timão é preciso coragem para assumir as próprias  fraquezas, é preciso determinação para seguir na direção certa,  determinada por você. Perceba que a vida o presenteou com inúmeros recursos, como a inteligência e a capacidade de comunicação. Se você usufrui destes  recursos, já tem tudo isso e ainda sabe que é um ser privilegiado, então não falta nada, só falta rumo e determinação. Perceba que todas as pessoas possuem qualidades e defeitos. Sem  respeitar o ser humano que luta ao seu lado por dias melhores, o seu navio  encalha e atrapalha os outros que estão chegando. Perceba que a felicidade talvez já não seja mais um porto distante, mas um  ponto no horizonte.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

MULHERES







1. Que ele a ache magra: não há como negar, a primeira coisa que uma mulher pensa quando tira a roupa para um homem é: “Tomara que ele me ache magra, especialmente mais magra que a ex dele.”
2. Que ele DIGA o quanto à acha MAGRA: dizer que ela é linda não basta. Ela quer ouvir a palavra magra! É como se fosse um mantra sexual, psicológico, afetivo, financeiro, etc.
3. Que ele veja nela a mulher mais perfeita da face da Terra: tudo o que ela fizer, disser ou parecer é, na verdade, para que ele a considere perfeita. E magra. Simples assim.
4. Que ele a faça sentir mais prazer que todos os outros de forma que ela possa fazer inveja às amigas: o prazer sexual da mulher geralmente não rola na hora da transa, rola depois, quando ela fala da transa e do cara para as amigas e o orgasmo se dá quando as amigas ficam eufóricas e loucas de inveja pela noitada dela.
5. Que o cara a peça em casamento: sim! É isto que ela quer. Um pedido de casamento, mesmo que seja para dizer não e que sirva apenas para alimentar seu ego doentio.

Assédio moral (Você ainda vai ter um)



O título parece forçar um pouco a barra ao lembrar o famigerado e discutidíssimo Assédio Sexual. Mas não há nada a forçar, principalmente porque o tema não precisa de nenhum outro atributo para ter a importância que merece. Outro aspecto é de que o tema pode parecer novo, mas, a discussão sobre o Assédio Moral não é recente, já ocorre há algum tempo, como demonstramos a seguir.
O tema harcèlement moral (assédio moral) na França; bullying (tiranizar) na Inglaterra; mobbing (molestar) nos Estados Unidos e murahachibu (ostracismo social) no Japão recebeu a primeira denúncia de uma jornalista inglesa, Andréa Adams que, após dois documentários sobre o assunto, com enorme repercussão, escreveu o livro “Bullying at Work” em 1992. Andréa faleceu, de câncer, em 1995 em plena campanha para transformar em delito o psicoterrorismo no trabalho como ocorreu com a questão do assédio sexual. Mas hoje, ainda apenas a Suécia, Alemanha, Itália, Austrália e Estados Unidos tem legislação para proteger as vítimas do assédio moral. Em nível mundial as pesquisas comprovam que as enormes quantidades de vítimas do Assédio Moral sofrem graves depressões, quebra de auto-estima, desenvolvem problemas de saúde generalizados, problemas familiares e alguns chegam a cometer suicídio.
Mas o que é, realmente, o assédio moral?
Aqui sim, em comparação com o assédio sexual, o assédio moral também é fruto da ação da chefia, que no uso do poder que lhe é outorgado, reserva-se, por vezes, o direito de torturar o seu subordinado de várias maneiras. Aqui vão alguns exemplos:
- marcar tarefas com prazos impossíveis,
- tomar o crédito por idéias e ações de outros,
- retirar a autoridade e autonomia do subordinado, (algumas vezes utiliza-se o “by pass”, isto é, dar ordens diretas à equipe do subordinado),
- colocar o subordinado na “geladeira”,
- bloquear informações prejudicando seu desempenho,
- ignorar solicitações e sugestões de melhorias para dificultar a atuação do subordinado,
- humilhá-lo com críticas públicas,
- reduzir seu nível de responsabilidade,
- criticar indiscriminadamente,
- espalhar boatos pejorativos e etc., porque a imaginação é sempre muito profícua.

É evidente que muitos dirão que na função de chefia algumas “ações educativas” são necessárias. Particularmente diria mais ainda: qualquer chefe tem o poder e o direito de demitir qualquer subordinado, mas, torturá-lo psicologicamente, não faz parte dos seus direitos, em nenhuma hipótese! O poder termina na ação administrativa.
É importante que façamos clara distinção entre as características de assédio moral e a pressão da chefia pelo cumprimento de prazos, metas e objetivos do negócio. Mais ainda, entendemos que a pressão da competitividade contagia a ação das chefias tornando-os exigentes e, muitas vezes fazendo-os considerar que seus subordinados podem fazer mais do que imaginam que podem. Sem dúvida não discordo desse ponto de vista. Reforço que a exigência de superação sempre está acompanhada de significativa dose de confiança e preocupação pelo desenvolvimento dos subordinados. A chefia pode, e deve, pressionar com freqüência e exigir que seus subordinados se superem. Mas presumo que fique claro que não é a isso que se refere o assédio moral.
A pressão e a exigência da chefia é identificada com dados, metas, desafios. O assédio moral caracteriza-se por comportamento inconsistente, infundado ou incoerente, de maneira persistente e repetitiva. O assédio, normalmente, isola o subordinado.
E a solidão de quem recebe um assédio moral é, também, extremo porque o medo do desemprego de um lado e o temor causado pela pressão cala as vítimas que não podem contar sequer com o apoio dos colegas que tem receio de tornar-se as próximas vítimas. Por outro lado a queixa do fato aos níveis superiores na empresa pode consignar-se como choque de personalidades, ou egos, resistência á mudanças, nova forma de administração, reorganização ou, simplesmente, são rejeitadas.
Isso tudo porque, uma das características mais freqüentes no perfil do chefe torturador é o seu “bom mocismo”. Ele sempre está posando de bem intencionado, está sempre pensando no melhor para seu subordinado e, na presença de outros, seus discursos exploram o inverso do seu comportamento. É um fato muito característico, parecendo que ele precisa reforçar esse comportamento para acreditar que o pratica, ou fazer os outros acreditarem.
Mas porque esse comportamento disfuncional em algumas chefias?
Infelizmente somos obrigados a iniciar pelo tipo de chefia que faz, do seu poder, instrumento de coerção e submissão. Poderíamos dizer que em alguns casos isso pode ocorrer porque alguns chefes nunca tiveram poder e seu uso pode inebriar ou até, na época em que era subordinado foi torturado pelos seus chefes fazendo-o acreditar que esse é um comportamento natural.
Outros o fazem por simples insegurança. Sim é bastante comum o sentimento de insegurança em chefias que se sentindo pressionados pelos superiores e pelos resultados cobrados colocam, por sua vez, a manutenção dos seus empregos como verdadeira obsessão. Neste caso então, subordinados competentes, críticos e inteligentes apresentam-se como ameaças que precisam ser extirpadas. Mas como demiti-los se são o que são? Aí começa o assédio moral.
Em outros casos são comportamentos típicos de desvio de caráter, apenas. Mas, em suma, em todos os casos descritos deparamo-nos com uma atitude que se configura como nada mais do que uma afrontosa ofensa àquele conceito tão discutido e pouco praticado, a ÉTICA.
O problema também é que nas empresas, de maneira geral, há uma certa aceitação à “necessidade de sobrevivência” e de seus comportamentos típicos, que de alguma forma sempre estão a serviço de alguma ação não ética e, freqüentemente, destruidora da produtividade, da inovação e da colaboração entre as pessoas. Isso prejudica o próprio desenvolvimento do negócio.
Infelizmente esses comportamentos se repetem em cadeia contaminando a estrutura e fazendo com que todos estejam sempre se defendendo.
Tim Field, autor de “Bully in Sight” (tirano na mira), outro livro sobre o tema, afirma: “Os que podem podem. Os que não podem, tiranizam”.
Ele próprio sugere alguns conselhos básicos para quem quer reagir a um chefe tirano. Incluo algumas de suas sugestões nas recomendações que fazemos a seguir:
- Lembre-se de que um chefe tirano projeta em suas vítimas as próprias fraquezas morais e profissionais, assim não as introjete.
- Supere a falsa percepção de que o modo como as coisas estão ocorrendo trata-se apenas de uma forma dura de chefiar ou, ainda, de uma reorganização empresarial. Você pode até concordar com os objetivos ou ainda entender que a pressão é inerente ao negócio mas questione os meios que lhe são incômodos ou lhe pareçam imorais.
- Anote tudo, não é um único incidente que conta, mas a regularidade com que acontece, o seu padrão e o conjunto. O que caracteriza uma ação de assédio moral é a repetição dos fatos e a inconsistência do objetivo. Procure entender o “modus operandi”.
- Guarde cópias de cartas, memorandos, e-mails.
- Ao sentir os efeitos do assédio moral como: medo, angústia, pavor de ir ao trabalho ou às reuniões ás quais é convocado pare para pensar e procure ajuda. Não se esqueça de que essa situação vai alterar o seu comportamento tornando-o inseguro no trabalho e agressivo na sua família. Não é improvável que a família não o compreenda no início. Até porque ela também teme pelo seu desemprego e vai sugerir que você suporte a pressão, tornando-o mais confuso ainda. Converse com um amigo ou procure ajuda profissional. Pode até ser o médico da empresa ou o psicólogo.
- Não ceda a tentação inicial de desistir. É normal sentir vergonha, culpa e medo, mas você deve tentar manter sua auto-estima. Não facilite a ação do chefe para sua destruição. Você sempre pode reagir, transferir-se ou, até, demitir-se. Na opção entre seu emprego e sua saúde física e psicológica, fique com esta última. A vida continua e pode ser muito melhor. A vida é feita de escolhas, assuma as suas!

Finalmente este é um assunto que deverá, ainda, ser bastante discutido e aprofundado no nosso meio empresarial. Com isenção de ânimo e muita objetividade, até porque, como já dissemos, interfere decisivamente nos aspectos de resultados das nossas Organizações.
E nesses tempos de consciência social, de ressurgimento da Ética aliado a pressão pela competitividade do nosso mercado é inevitável a reflexão. Gostaríamos, inclusive, de seguir os passos dados pela análise do tema do assédio sexual, conduzindo o Assédio Moral á um aprofundamento e á sua regulamentação transformando-o em delito, também.
Parodiando um antigo comercial de TV:
“Assédio Moral! Você ainda vai ter um”.

Fonte: administradores.com.br

DE QUEM É A CULPA?

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

COMO PENSAM

Você é um profissional Batman ou Superman?



Eu sempre gostei do Batman. A grande maioria dos super-heróis atingiu seu status graças a seus poderes especiais. Adquiridos em experiências científicas bizarras, viagens espaciais ou simplesmente agraciados com um dom fantástico ao nascer, os heróis utilizam-se dessas vantagens para vencer seus inimigos. Todos, menos o Batman.

Bruce Wayne era uma criança quando seus pais foram assassinados. Traumatizado, o pequeno órfão opta por uma vida de dedicação e combate ao crime. Enquanto os outros heróis possuem poderes sobre-humanos, Batman possui apenas sua inteligência, um belo carro e algumas ferramentas que carrega no famoso bat-cinto.
Por essa razão, resolvi transformar esse herói da minha infância em uma metáfora para o trabalho criativo. Todos os outros heróis, abençoados pela genética ou condições especiais, são um modelo do mito da criatividade. Apenas se tornaram o que estavam predestinados a ser.
Bruce Wayne, ao contrário, dedicou-se a uma vida de treinamento e privações, até desenvolver condições suficientes para se transformar no homem-morcego. Levando em conta que ele herdou uma bela fortuna no mesmo mundo em que vive o Super Homem, seria muito fácil para ele resignar-se à sua posição de "simples humano" e deixar o trabalho pesado para os predestinados.

Abandonando o conforto, passando por um longo treinamento, e dedicando sua vida a um propósito, esse herói é uma abstração perfeita para a história de vida de diversos indivíduos que assombram e continuam assombrando o mundo real com seus feitos.
Para o Super Homem, a vida parece um pouco mais fácil. É verdade que ele é o último sobrevivente de seu planeta natal, mas ao chegar aqui, adquiriu super-poderes que o tornaram um semi-deus. Como diz o personagem de David Carradine no filme Kill Bill, o Super Homem parece zombar de todos nós ao se portar como um mero humano. Ele é mais que isso, sabe disso e se utiliza de seus poderes quando assim deseja.
O Super Homem representa o mito. O super herói que nasce com um dom ou simplesmente o adquire da noite para o dia. O Einstein que senta na mesa da cozinha e escreve a teoria da Relatividade, o inventor que está andando na praia e tem uma idéia que vale milhões. Aquela pessoa que simplesmente "tem talento" "teve sorte" ou foi "abençoada".
O Super Homem voa, desvia de balas, é praticamente invencível. Por mais que passe por perigos, ele parece saber que poderá contar com seus poderes para sair vivo da pior das situações. O Batman não pode se dar a esse luxo. Suas habilidades são fruto de uma vida de dedicação. Quando tudo parece perdido, só pode recorrer ao seu treinamento e inteligência.
E o que acontece quando nós, meros mortais damos de cara com o Batman na nossa frente?
O Batman é um super-herói. Sempre ouvimos que super-heróis possuem poderes especiais. Graças ao seu treinamento e ferramentas, o Batman também consegue fazer coisas que nos parecem impossíveis. Nós, olhando de fora, não vimos o longo caminho pelo qual o Batman passou para fazer o que faz. Não vimos os erros, sofrimento e amadurecimento de seu treinamento. Não vemos seus problemas e falhas. Apenas enxergamos o produto pronto. Para nós, que vemos de fora, olhamos seus atos fantásticos, usamos nosso conhecimento sobre o mundo e somos rápidos em concluir: O Batman deve ter poderes sobrenaturais.
Albert Einstein e Charles Darwin são apenas dois dos inúmeros exemplos que poderíamos citar de como é fácil cair no mito da criatividade. Basta receber a informação de seus históricos medíocres e conquistas posteriores e criar uma narrativa que faça sentido. E aqui começa a entrar toda aquela conversa sobre iluminação, destino, genética, loucura, sorte e todas aquelas explicações míticas sobre o trabalho criativo. Na falta de algo melhor, elas fazem sentido.
Como vimos, o fato das habilidades de pessoas como Einstein e Darwin não terem sido reconhecidas não significa que elas já não estavam sendo desenvolvidas. Mas essa conclusão não é tão direta. Para chegar a ela nós examinamos o modo como contamos histórias, e procuramos algumas pistas sobre o desenvolvimento real dessas duas pessoas.
Como vimos, não estamos sempre buscando a melhor solução, apenas uma que nos satisfaça. Nossa observação sobre os "maus alunos" é um pouco mais complicada e exigiu uma boa pesquisa. Enquanto isso, outras explicações podem surgir pelo caminho. Eu poderia ter concluído que os dois possuem mentes diferentes e abençoadas, e me dado por satisfeito. "Era uma vez um menininho diferente, mal aluno e engraçado, que cresceu, foi atingido por uma idéia e criou a teoria da relatividade".
Assim, é fácil ignorar nossa conclusão sobre os maus alunos e aplicar a narrativa do mito. Estamos tão habituados com o mito que olhamos para o Batman, mas vemos o Super-Homem.

Fonte: administradores.com.br

Obras de implantação de viaduto em Juquitiba acontece esta segunda na Régis Bittencourt

retorno_1

Começou na madrugada deste domingo às 6h da manhã e se estende até às 18h desta segunda-feira, dia 22, uma operação especial da Autopista Régis Bittencourt de tráfego para a colocação das vigas do viaduto do novo trevo de retorno e acesso no km 322, Juquitiba (SP). As intervenções demandam restrições do tráfego para a execução dos serviços.
A operação seguirá a seguinte programação:
Dia 22/10 (segunda-feira)
Pista sentido Curitiba: restrição da faixa 1 (à esquerda) e da faixa 2 (à direita), com desvio do tráfego pelo acostamento.;
Serão realizadas quatro restrições totais de 20 minutos cada, em ambos os sentidos, para a colocação das vigas sobre o viaduto.
O trevo compreende um dispositivo de interseção em desnível com passagem superior de acesso aos dois lados no município, que trará o benefício da melhoria da segurança viária no local para os usuários. As obras foram iniciadas em junho deste ano e deverão ser concluídas em 2013. Além do viaduto, o trevo contará com marginais e alças de acesso para ambos os sentidos da rodovia.

Mais outras 10 obras de implantação de trevos em desnível com alças estão em andamento na rodovia Régis Bittencourt, que proporcionarão um ganho significativo na segurança viária em relação aos retornos em nível existentes, além de redução do tempo de percurso entre bairros e municípios e a valorização das áreas lindeiras à rodovia. O município de Juquitiba conta com mais uma obra de novo trevo no km 326,8. As outras obras estão nos municípios de São Lourenço da Serra (km 300,3), Miracatu (km 340, km 369, km 388, km 404 e km 408), Juquiá (km 419,8), Jacupiranga (km 474 e km 478) e Cajati (km 490,3).
Durante a operação para a implantação das vigas no km 322, a Autopista Régis Bittencourt disponibilizará todos os recursos para minimizar o impacto da interferência no fluxo de veículos, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. A orientação aos usuários será feita por meio de sinalização no local e com as equipes operacionais da Concessionária. Em virtude das obras, o tráfego pode apresentar lentidão no trecho. Não haverá possibilidade de desvio durante as interdições das pistas.
Dúvidas sobre a operação especial de tráfego montada para a ocasião podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 70 90 116. O telefone gratuito 0800 717 1000 está disponível para o atendimento aos usuários com deficiência auditiva e da fala.

Fonte: Jornal Na Net

Excesso de velocidade dos ônibus em via de Itapecerica preocupa moradores

mi

A alta velocidade que os motoristas dos ônibus da Miracatiba trafegam pela Estrada João Rodrigues de Moraes, bairro Lagoa, em Itapecerica da Serra preocupa os moradores da via. Eles relatam que sofrem com a falta de respeito e a imprudência desses condutores, que não respeitam a identificação de velocidade de 40 km, permitida na via e são responsáveis por uma série de acidentes, um deles com vítimas.

Em contato moradores da Estrada contaram que a maioria dos acidentes acontece no período noturno, quando os motoristas excedem a velocidade, para irem embora. Eles também enfrentam a dificuldade para sair de suas próprias residências, com seus veículos.

“Para conseguir entrar e sair da garagem é um sacrifício. Os motoristas dos ônibus não têm paciência para aguardar um minuto e toda hora ficam dando farol, buzinando e até xingam”, desabafaram.

Os moradores também convivem com o perigo iminente de graves acidentes. A imprudência dos motoristas de ônibus já causou o atropelamento de três crianças, que ficaram presas nas ferragens. A mãe delas também ficou ferida .
Acidentes sem vítima também são constantes na via. Portões e muros de residências são atingidos, até o portão de uma igreja foi alvo da imprudência dos motoristas. Em outra ocasião um carro, que estava apenas desembarcando os moradores da residência, foi atingido por um ônibus. Nestes casos ninguém ficou ferido.

A alta velocidade dos ônibus ainda deixou diversos moradores sem energia por horas. O motivo foi um poste atingido pelo veículo. “Graças a Deus apenas um acidente teve vítimas, mas estamos muito preocupados com o descaso da empresa responsável pelos ônibus”, afirmaram.

O excesso de velocidade dos ônibus já foi discutido nas sessões da Câmara  e em audiência pública realizada em março.

Veja mais matérias envolvendo motoristas da Miracatiba.

Caminhões na via

Os moradores da via também convivem com caminhões que usam a Estrada para carga e descarga em fábricas de bloco. Nenhum desses veículos causou acidentes no local. Entretanto, os moradores se dizem preocupados com o descaso da empresa responsável pelos caminhões.

Fonte: Jornal Na Net

As manchetes desta segunda



- Globo: Sem punição – Empresas de ônibus protegem infratores
- Folha: TSE investiga contas de 17 partidos após fraude
- Estadão: Mutirão limpa nome e tenta animar vendas de Natal
- Correio: A tragédia se repete no Lago Paranoá
- Valor: BNDES estimula acesso de empresas menores à bolsa
- Estado de Minas: Sem inglês, sem bolsa
- Jornal do Commercio: Rodízio de água amanhã
- Zero Hora: Avançou

Reformar a Casa



“Reformar a casa é sempre um transtorno. Tudo fica fora do lugar. O sofá cede espaço a um monte de areia. Há cimento por toda a parte e o cheiro de tinta se espalha no ar. De pouco adianta o planejamento e os prazos. Sempre surgem vazamentos inesperados, serviços mal feitos e outros imprevistos que aumentam o orçamento e o tempo para terminar a obra. Para evitar aborrecimentos, há quem prefira passar a vida sem qualquer mudança, optando por se acomodar às falhas e imperfeições.
Mas quem se aventura a enfrentar o desafio recebe, como recompensa, mais conforto e muito prazer. Nossa vida é como nossa casa. Um lar que podemos manter como está, ou então, reformar, aumentar, redecorar, por abaixo se for preciso, para reconstruir um jeito melhor. Colocar a vida em obras é também um grande transtorno, com um agravante: você não pode abandoná-la temporariamente, hospedando-se em outro lugar.
O que foi projeto ganha contornos de lar resplandecente, novo. Angústias e aborrecimentos ficam no passado e a realidade nova é digna de se admirar. Por maior que seja a dificuldade de perseguir um sonho, maior ainda é a alegria de vê-lo se concretizar