SEJA BEM-VINDO

ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Metrô em Taboão da Serra será inaugurado em 2017



O Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, anunciou na manhã desta quinta-feira, dia 3, que o Metrô em Taboão da Serra será entregue pelo Governo do Estado apenas em 2017. Serão construídas duas novas estação em um trajeto de cerca de três quilômetros desde o pátio de manobras da Vila Sônia.

Segundo Jurandir Fernandes, é possível que a inauguração aconteça no segundo semestre de 2016, mas ele preferiu não criar uma expectativa que não possa ser cumprida. “O Metrô é feito através de um planejamento. O projeto funcional, que nos dará todos os detalhes da obra, está contratado, agora é irreversível, a linha 4 chegará até Taboão da Serra”, garantiu.

As estações anunciadas nesta quinta-feira são a do Jardim Jussara, que deverá ser construída próximo da avenida Guilherme Dumont Villares, no cruzamento com a avenida Dr. Franciso Morato. A de Taboão da Serra, que ainda não tem local definido, mas deve ser construída próximo da praça Nicola Vivilechio.

Jurandir Fernandes afirmou que as obras não irão atrasar. “É muito difícil que isso ocorra, não vejo problemas para conseguir as licenças ambientais e nós já temos reservado o recurso financeiro para a obra. A única coisa que me preocupa são as desapropriações, mas acredito que não teremos problemas”.

Outra garantia do Governo do Estado é que o Metrô até Taboão da Serra será todo feito de forma subterrânea. O traçado apresentado na reunião ainda é hipotético, o trecho só será definido após a analise geológica do terreno. A expectativa é que a linha siga o traçado da avenida Dr. Francisco Morato e da rodovia Régis Bittencourt.

Hoje a linha amarela funciona parcialmente, outras cinco estações (Higienópolis, Oscar Freie, Fradique Coutinho, São Paulo – Morumbi e Vila Sônia) serão inauguradas até 2014. Atualmete 14 trens operam o trajeto, com o anuncio das estações Jardim Jussara e Taboão da Serra serão colocados 15 novos trens.

Outra novidade é que próximo da estação Vila Sônia será construído um terminal de ônibus que também será inaugurado em 2014. Essa obra já irá beneficiar os moradores da região, que poderão usar a linha 4.

Projetos futuros
O ex-prefeito e pré-candidato a sucessão municipal, Fernando Fernandes, disse que ele vem discutindo outros projetos na área de transporte público. “Temos a ideia de construir, em parceria com o Governo Estadual, um VLT (espécie de monotrilho) que irá acompanhar o córrego Pirajuçara”.

Fernandes ainda disse que irá conversar com o governador Geraldo Alckmin para a construção de uma nova estação do Metrô próxima do Pq. Laguna. “Temos uma grande área onde pode ser construído um terminal de ônibus, fazendo com que todas as cidades da região sejam beneficiadas. Assim tiramos grande parte do tráfego do Centro de Taboão da Serra”, disse.

Fonte: O Taboanense

Nenhum comentário:

Postar um comentário