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ESTE É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ELE EXISTE

Estão apagando a mão de obra




O que mais tenho ouvido das empresas em que atuamos é que o país atravessa uma escasses de mão de obra qualificada e por isso alguns de seus projetos não conseguem decolar.
Como achamos o assunto interessante e curioso realizamos uma enquete com algumas das principais empresas de recrutamento e seleção e consultamos algumas áreas de recursos humanos para entendermos este cenário que hoje já virou jargão popular. Buscamos estabelecer um elo entre o que as empresas buscam no mercado x a mão de obra disponível e chegamos ao seguinte resultado:
1) Algumas empresas buscam verdadeiros super-homens que aceitem viajar, sem carga horária definida, com milhões de objetivos e com salários fora da realidade
2) Outras empresas querem resultado no curtissimo prazo e não aceitam mais quem não tem experiência comprovada, mas (com muita sutileza) estabelecem limites de idade para contratação
3) Existem aquelas que exigem no minimo dois idiomas fluentes, MBA, POS, Mestrado e outras "coisitas mas" pagando salário de estagiários.
4) Industrias se instalam em "paraísos fiscais" com segmentos de negócio nunca vistos na região e querem do dia para a noite contratar pessoas qualificadas no seu ramos de negócio
Enfim, o que realmente acontece é que as empresas em geral não conseguem mais planejar a longo prazo e desejam super-homens que cheguem em um dia e no outro explodam de dar resultados fato que é absolutamente impossível. É verdade que em algumas áreas realmente há uma escasses de maõ de obra, como Tecnologia da Informação por exemplo, mas não é genérico.
Se você acaba de se formar e busca uma colocação, você não tem experiencia. Se você já tem uma bagagem profissional esta com a idade avançada. Aliado a tudo isso ainda existem empresas que olham primeiro o nome da instituição de ensino e se não for uma das top five você também não tem chance. Parece que estão avaliando a faculdade e não o potencial do candidato.
Não somos loucos, sabemos as dificuldades existem, mas esta conversa de apagão de mão de obra precisa ser melhor entendida. Temos um mercado repleto de talentos que não conseguem sequer participar de um processo de seleção. Algumas empresas precisam ter visão macro e apostar no talento, no futuro e não ficar correndo atrás de algo que nunca vão encontrar ou insistir na busca por profissionais caricatos a preço de banana.

Fonte: administradores.com.br

As manchetes desta segunda



- Globo: Dilma suspende repasses a ONGs e ordena devassa

- Folha: Governo só investe 9% do aumento de impostos

- Estadão: Dilma suspende pagamento a ONGs e manda rever contratos

- Correio: Vem aí bafômetro que pega bêbado de longe

- Valor: Falta de estrutura trava licenciamento ambiental

- Estado de Minas: Morte S/A - Máfia lucra com golpe do seguro obrigatório

- Jornal do Commercio: Um mundo de 7 bilhões

- Zero Hora: Guerra sobre duas rodas - Massacre em motos põe em debate revisão de lei

Coisas Bonitas




Por falar em coisas bonitas, aqui vai um brinde para você. Se é verdade que a cada dia basta sua carga, por que então teimamos em carregar para o dia seguinte nossas mágoas e dores? Há ainda os que carregam para a semana seguinte, o mês seguinte e anos afora… Nos apegamos ao sofrimento, ao ressentimento, como nos apegamos a essas coisinhas que guardamos nas nossas gavetas, sabendo inúteis, mas sem coragem para jogar fora. Vivemos com o lixo da existência, quando tudo seria mais claro e límpido com o coração renovado. As marcas e cicatrizes ficam para nos lembrar da vida, do que fomos, do que fizemos e do que devemos evitar. Não inventaram ainda uma cirurgia plástica da alma, onde podem tirar todas as nossas vivências e nos deixar como novos. Ainda bem… Não devemos nos esquecer do nosso passado, de onde viemos, do que fizemos, dos caminhos que percorremos. Não podemos nos esquecer de nossas vitórias, nossas quedas e nossas lutas. Menos ainda das pessoas que encontramos, essas que direcionaram nossas vidas, muitas vezes sem saber. O que não podemos é carregar dia-a-dia, com teimosia, o ódio, o rancor, as mágoas, o sentimento de derrota e o ressentimento. Acredite ou não, mas perdoar a quem nos feriu dói mais na pessoa do que o ódio que podemos sentir durante toda uma vida. As mágoas envelhecidas transparecem no nosso rosto e nos nossos atos e moldam nossa existência. Precisamos, com muita coragem e ousadia, abrir a gaveta do nosso coração e dizer: Eu não preciso mais disso, isso aqui não mdo bem que nos fizeram, e traz nenhum benefício e quando só ficarem a lembrança das alegrias, das rosas secas, mas carregadas de amor, mais espaço haverá para novas experiências, novos encontros. seremos mais leves, mais fáceis de ser carregados, mesmo por aqueles que já nos amam. Não é a expressão do rosto que mostra o que vai no coração? De coração aberto e limpo nos tornamos mais bonitos e atraentes e as coisas boas começam a acontecer. Luz atrai, beleza atrai. Tente a experiência!!! Sua vida é única e você é único. Sua vida merece que, a cada dia, você dê uma chance para que ela seja plena e feliz.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DICAS....HUAHAUHAU

Louco admirável mundo: liderança e gestão




Mudar é continuar se comunicando com as coisas que fazem sentido hoje. Surpreender é ir além da sua capacidade de fazer o dia, procurando visualizar caminhos que ainda faltam para serem trilhados, incluindo você como guia desses novos desáfios". (Por Sérgio Dal Sasso)

Produtividade é o conjunto de coisas capazes de fazer girar uma atividade empresarial para que os lucros se sustentem pelo talento: das inovações, tecnologias e pessoas.
No mundo da produtividade 10 pessoas podem processar o que antes precisava de 100, mas na realidade podemos também fazer com que 100 pessoas possam substituir os altos custos da tecnologia para que 10 deixem de fazer.
O que importa no mercado é que possamos ter coisas boas em quantidade e qualidade, e que independentemente do modelo de gestão, o peso e o valor final se justique aos objetivos de quem manda produzir ou compra. Nisso é claro entender que a China tem sua vantagem competitiva hoje pelo valor da sua mão de obra e que, por exemplo, os Estados Unidos se sobressaem pela sua capacidade de inovação.
Na regra do jogo do mercado criamos coisas boas e lutamos para que sejam adequadas para o interesse dos outros, fazendo da produtividade o padrão necessário do como queremos, somados com a própria capacidade do negociar e saber contratar nossos custos.
O mundo gira e a percepção do futuro sempre será a sua estratégia de sobrevivência. As coisas que acontecem hoje sinalizarão as armas que devemos ter amanhã. Se olharmos a vedete do mercado mundial hoje, não é dificil perceber que o sucesso Chinês estará em breve tendo obstacúlos pela natural conscientização e reinvidicações da sua população produtiva, seu alcance e gosto pelo consumo. E ai, o que isso trará como impacto de mudanças? Resposta: Quem inova sempre pensa na frente do resto.
As coisas variam, e se hoje dormimos tranquilos, amanhã uma dorzinha em uma ponta distante do mundo, propagada ao vivo e em tempo real, pedirá como respostas novas estratégias para que o nosso ganho continue aparecendo, pois a sazonidade que no passado era meramente típica dos tempos de guerra, hoje é fruto de uma disputa diária por espaços e conquistas, onde o certo já nasce incerto iniciando pelas diferenças que damos entre as horas do pensar e a decisão pelo agir.
Nossa capacidade, enquanto gente produtiva, só pode ser medida diante da provação das fases e em suas diferentes situações. Devemos estar preparados, não só pelo que fazemos, mas pelos fatos que exigirão novas formas do como fazer, pois se os mercados mudam (de altas temperaturas às instabilidades), é no ritmo de quem entende de termômetro e consequências, que devemos medicar, para que os resultados, frutos da organização dos planos que fizemos ontem, tenham alternativas renovadas diante de ajustes, regras imprevisíveis, vidas sonhadas e vidas vividas.
Fechando esse artigo, o de número 370 da minha carreira, diria que o equilíbrio depende sempre das iniciativas e atitudes, pois mudar é continuar se comunicando com as coisas que fazem sentido hoje. Surpreender é ir além da sua capacidade de fazer o dia, procurando visualizar caminhos que ainda faltam para serem trilhados, sempre incluindo você como guia desses novos desáfios


Fonte:administradores.com.br

Sementes de Verdade

 

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Não há luz que não espante a treva; Não há sorriso que não ilumine um semblante; Não há riso que não sane o mau humor; Não há amor que não desfaça o ódio; Não há perdão que não traga a cura; Não há humildade que não rebaixe o orgulho; Não há simplicidade que não enrugue a vaidade; Não há beleza interior que não nuble a beleza externa; Não há tolerância que não vença a ignorância; Não há persistência que não atinja um objetivo; Não há calma que não inferiorize a ira; Não há paciência que não dissolva a ansiedade; Não há coragem que não dissolva o medo; Não há serenidade que não desarme a agressão; Não há desprendimento que não ridicularize a avareza; Não há ambição bem dosada que não humilhe a ganância; Não há fé que não vença a rebeldia; Não há rendição que não cesse a guerra; Não há silêncio que não quebre a exaltação; Não há compreensão que não incomode o erro; Não há verdade que não derrube a mentir; Há olhos que observam os meus atos e também os teus: não há atos que não sejam vistos nem há pensamentos que não cheguem a Deus

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

JUSTIFICATIVAS... (HAUHAUAHUA)

O uso do marketing de guerrilha




O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, no qual a principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros.
Em geral, táticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte.
Em marketing as ações de guerrilha são utilizadas por empresas menores que precisam se destacar e combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem.
Às vezes a falta de resursos das pequenas empresas, prejudica sua aparição e crescimento no mercado competitivo e abocanhado pelos gigantes. Portanto estes precisam utilizar diferentes tipos de estratégias de marketing e táticas.
O marketing de guerrilha tem ganhado muita força entre as agências de publicidade e empresas de marketing estratégico que usam das técnicas de guerrilha para fazer suas campanhas ganhar destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros mais limitados ou que buscam investir com mais força e pouca verba.
O objetivo do Marketing de guerrilha é mostrar a marca do cliente gerando eventos que possam ganhar espaço na mídia, nos noticiários ou despertar a atenção direta do público alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.
A grande vantagem das ações de marketing de guerrilha, é que para as empresas menores ou com pouca verba publicitária, ela é bem mais em conta, pois tendo criatividade e bom conhecimento da estratégia, é possível criar uma ação inteligente e gerar bons resultados.
Por exemplo, Distribuir brindes em locais freqüentados por seu público alvo ou promover alguns eventos para despertar interesse em potenciais consumidores. Além do contato direto com seu público, isto representa atitude criativa e diferenciada, sem contar que sua verba será bem menor do que anunciar em grandes mídias tradicionais, onde os investimentos são bem mais elevados.
Dica do consultor:
Só dinheiro não basta! Desperte sua criatividade e ousadia para jogar a favor de suas estratégias de marketing. As pessoas esperam algo que superem suas expectativas, saia do óbvio e apareça com sucesso.

Fonte: administradores.com.br

As manchetes desta quinta



- Globo: Cartão vermelho - Orlando sai, mas PCdoB fica

- Folha: Sob suspeita, ministro do Esporte deixa o governo

- Estadão: Cai o 6º ministro de Dilma; interino assume Esporte

- Correio: Fora do jogo

- Valor: Câmbio faz rentabilidade da exportação crescer 15%

- Estado de Minas: Fora do jogo

- Jornal do Commercio: Enem vaza novamente

- Zero Hora: Sucessão de crises na gestão Dilma abate um ministro a cada 50 dias

As Três Peneiras




Um homem, procurou um sábio e disse-lhe: – Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de… Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: – Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? – Peneiras? Que peneiras? – Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? – Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! – Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? – Não! Absolutamente, não! – Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? – Não… Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E o sábio sorrindo concluiu: – Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Maioria dos executivos brasileiros não possui alimentação saudável



A maioria dos executivos brasileiros não possui uma alimentação saudável, revela estudo realizado pela operadora de saúde Omint. De acordo com os dados, 96% dos 15.230 profissionais entrevistados afirmaram que não se alimentam adequadamente no dia a dia.
Além dessa constatação, outros 43,5% afirmaram ser sedentários e 31,7% têm índice elevado de estresse. Vale destacar que o estudo considerou apenas profissionais que ocupam cargos de gerência e diretoria dentro das empresas.
Excesso de peso
Como reflexo desse quadro de má alimentação e falta de atividade física, constatou-se que 42,4% dos entrevistados encontram-se com excesso de peso, fato este que aumenta muito os riscos de doenças, especialmente cardiovasculares.
O estudo mostrou que essa população está com o IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 25. Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa pode ser considerada obesa se estiver com o IMC acima de 30. A pesquisa ainda mostrou que 18,99% dos homens são obesos e 11,53% das mulheres estão em tal situação.
Consciência versus estímulo
O diretor médico da Omint, Caio Soares, avalia que as pessoas precisam, mais do que apenas ter consciência de que hábitos de vida saudáveis são importantes, ter estímulo. Soares entende que é preciso uma mudança de vida, e que para isso é necessário que as empresas façam sua parte.
Soares pontua a importância de estratégias focadas em prevenção de doenças e na qualidade de vida dos colaboradores. Esse tipo de postura já faz parte das atividades da área de Recursos Humanos e a perspectiva é de que cresça ainda mais nos próximos anos, observa o médico.
A grande importância do tema saúde e qualidade de vida dos funcionários está ligada, em grande parte, à própria motivação entre os funcionários. Além disso, o foco nesse tema reduz o absenteísmo e, no longo prazo, ajuda a controlar os custos com a saúde, que hoje em dia está entre os maiores de qualquer companhia.
Doenças mais comuns
O levantamento da Omint também listou as doenças mais frequentes entre os executivos brasileiros, com a rinite ocupando a primeira posição do ranking. Essa doença, caracterizada por ser uma inflação nas mucosas do nariz, atinge 28,3% dos entrevistados. O segundo lugar ficou com a alergia de pele, 22,3% das citações.
O terceiro problema de saúde mais comum entre os profissionais são as dores no pescoço e nos ombros. Na quarta e quinta posição ficaram obesidade e ansiedade.

Fonte: administradores.com.br

As manchetes desta quarta



- Globo: Na marca do pênalti - STF abre inquérito e ministro perde apoio até de aliados

- Folha: Senado aprova fim do sigilo eterno de dados

- Estadão: STF abre investigação sobre Orlando

- Correio: STF deixa ministro por um fio

- Valor: Volkswagen vai abrir fábrica de US$ 2 bi em PE

- Estado de Minas: O sonho desmoronou

- Jornal do Commercio: FPF barra Torcida Jovem

- Zero Hora: Decisão inédita do STJ reconhece casamento civil entre gaúchas

ATITUDES DIANTE DE CONFLITOS



Todo o conflito é o resultado do confronto entre dois pólos, duas visões ou dois partidos, ou seja, de dois interesses opostos entre o que duas pessoas acreditam ser certo ou errado diante de uma dada situação. O conflito é uma agressão ao estado de harmonia. No entanto, no andamento da vida, os atritos, as fricções, são bastante naturais uma vez que fazem parte do próprio dinamismo da vida. Sendo assim, o que importa é a atitude que está por trás do conflito, ou seja, se nossa atitude conflitante for motivada pela arrogância, pelo orgulho, pela vaidade, isto é, por nosso egoísmo, estaremos traçando para nós mesmos um encadeamento de causa e efeito negativo, cujo rumo é impossível prever, mas se nossa atitude conflitante tiver por motivação a busca do que é justo para todos os envolvidos naquela questão, é muito possível que a lei da causa e efeito sorria para nós. Saber esperar Saber esperar exige muita força e inteligência. Deve haver força para determos os impulsos irracionais que querem nos forçar a agir cegamente; e deve haver inteligência para saber reconhecer que uma dada situação não nos é favorável e que seria imprudente e ineficaz tentar qualquer forma de ação. Mas a atitude de espera deve ser bem compreendida! Ela não pode ser confundida com uma espera passiva de mudança de circunstâncias. A espera deve ser um período no qual nos preparamos cuidadosamente até o ponto em que a nossa inteligência nos disser que o momento de atuar chegou. Nesse sentido, esperar significa nutrir-se de novas informações, desenvolver habilidades ainda não exercidas, aperfeiçoar competências e fortalecer as próprias energias. Saber esperar nos fortalece! Saber esperar é saber isolar-se e recolher-se quando necessário. Votos de Paz Profunda e Prosperidade, agora e sempre!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

FRASES PARA REFLETIR (HAUAHUAHAUHA)

Profissionais aliam talento pessoal à prestação de serviços para sobreviver




Assim como a personagem Griselda, a “Pereirão”, vivida pela atriz Lilia Cabral na novela “Fina Estampa”, cada vez mais profissionais têm feito uso do próprio talento pessoal para sobreviver às adversidades e retornar ao mercado de trabalho.
Únicas, essas pessoas se diferenciam das demais justamente por ver oportunidades onde os outros não conseguem enxergar. “Para sobreviver, elas começam a observar o mercado e acabam aliando o próprio conhecimento à uma visão de negócios”, diz a professora e coordenadora do curso de Gestão em Recursos Humanos da Veris Faculdades, Suely Piaia Murtinhos.
EmpreendedorismoSeja por motivação ou necessidade, uma ação empreendedora nunca surge à toa. “As pessoas planejam uma carreira promissora dentro de uma organização, mas nem por isso estão imunes ao desemprego. Fora do mercado, desempregadas, muitas partem em busca de soluções e é aí que o empreendedorismo aparece”, diz Suely. “Na novela, por exemplo, a personagem precisa trabalhar para criar os filhos. É uma necessidade”, completa.
Por tal razão, não era de se estranhar que o mercado de serviços estivesse tão aquecido, afinal, ser servido é tudo que um brasileiro quer. “Trata-se de uma característica cultural do nosso País. O brasileiro gosta disso, diferente dos norte-americanos que não estão acostumados com tal prática”, argumenta Suely.
ServiçosAtualmente, as atividades prestadas são inúmeras e vão de serviços de manicure e tratamentos estéticos até a pequenos reparos e consertos. Portanto, se uma pessoa precisar de um reparo de urgência na própria residência, por exemplo, certamente um marido de aluguel estará à disposição para o atendimento.
E disso o senhor Valdir José Peres entende bem: marido de aluguel desde 2005, o profissional abandonou a carreira em uma transportadora para se aventurar na área de pequenos reparos e consertos domésticos. “Troco um varal, instalo uma televisão e conserto um vazamento de sifão, por exemplo. Realizo as atividades que um marido poderia fazer”, diz.
O profissional, que cobra R$ 80 por hora de serviço, costuma agendar seus clientes no período da manhã e garante não sair por menos de R$ 120 – o equivalente a uma hora e trinta minutos de trabalho. “Saio de casa pela manhã com um chamado apenas, pois não dá para prever o tempo do trabalho sem visitar o cliente”, esclarece Peres, que afirma receber, em média, R$ 9 mil por mês.
Marketing pessoalUma boa ferramenta para quem está começando o próprio negócio e deseja atrair mais clientes é fazer uso do marketing pessoal.
Para a consultora de etiqueta corporativa e marketing pessoal, Ligia Marques, as mídias sociais são um poderoso aliado nessa hora. “Vale mais investir nesse tipo de boca a boca virtual em termos promocionais do que em uma publicidade em horário nobre na televisão, por exemplo”, explica.
Outras formas de promoção, no entanto, dependerão do produto a ser oferecido e do potencial do consumidor. ”É preciso saber o que cada um quer”, afirma Ligia.

Fonte: administradores.com.br

As manchetes desta terça




- Globo: Delator articula com 7 ONGs novas denúncias no Esporte

- Folha: Ministro ajudou ONG de delator acusado de fraude

- Estadão: Centro olímpico que Esporte prometeu para 2007 não existe

- Correio: Puxadinho da Câmara custará R$ 270 milhões

- Valor: Selic deve indexar a poupança

- Estado de Minas: Sem educação para dirigir

- Jornal do Commercio: Dia sem médicos no SUS

- Zero Hora: Fifa tenta regular diária de hotéis para a Copa